Fórum é um dos encaminhamentos do evento “Futuro da Indústria no ABC”
A secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, Zeina Latif, recebeu na terça-feira (07) o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, para tratar sobre a instalação do Fórum da Indústria do ABC, bem como outras demandas dos atores da região.
Na ocasião, Aroaldo formalizou o convite para que o Estado integre o Fórum, ação que é um dos encaminhamentos do evento “Futuro da Indústria no ABC”, realizado no último mês. No evento, foram discutidas as principais demandas e assuntos referentes à retomada do setor nas sete cidades, bem como metas e ações dos governos estadual e federal.
Além do convite, Aroaldo e Zeina também trataram de temas relevantes para o desenvolvimento da região. Entre eles, a instalação de novos APLs (Arranjos Produtivos Locais), principalmente nos formatos de Ferramentaria e Autopeças, o fortalecimento dos Polos Tecnológico da região, através dos Hubs de Inovação, além de linhas de crédito e possibilidades de formação focados na retomada e fortalecimento da economia das sete cidades.
Convidada a integrar o Fórum, a secretária destacou a importância das discussões da indústria no ABC. “O evento Futuro da Indústria no ABC foi muito importante para o Estado, possibilitou estreitar os diálogos. É importantíssimo ouvirmos as pessoas, captar as demandas e realizar novas conversas visando ações que o Desenvolvimento Econômico de SP possa encaminhar”, disse.
O presidente da Agência falou sobre a importância de o Estado estar próximo às pautas da região, principalmente no encaminhamento de políticas para a Indústria, bem como dos outros eixos que serão discutidos no Fórum. “Além de agradecer a presença da secretária no evento da indústria e convidar o Estado para integrar o Fórum, é muito importante ressaltar a discussão feita sobre as demandas da região, bem como os APLs, os polos de desenvolvimento industrial, o sistema paulista de inovação. O apoio do Governo é essencial”, comentou Aroaldo.
A discussão do Fórum da Indústria do ABC terá início no dia 15 de junho e contará com a presença dos principais representantes das empresas do setor na região, Prefeituras, Câmaras Municipais, Universidades, Sindicatos e Associações.