Apesar de números bem diferentes, polarização Lula x Bolsonaro já era prevista nas pesquisas eleitorais
Mesmo pregando o voto útil nas últimas duas semanas, o candidato do PT que liderava todas as pesquisas beirando os 50% dos votos, queria também os votos da terceira via, que era liderada até então pelo candidato do PDT, Ciro Gomes, para vencer o atual presidente, Jair Bolsonaro, ainda no primeiro turno.
A jogada do Partido dos Trabalhadores não deu totalmente certo, mas conseguiu com isso desmontar totalmente a candidatura de Ciro Gomes do PDT, jogando-o de terceiro para quarto colocado, atrás da candidata do MDB, Simone Tebet.
Já Bolsonaro, cresceu principalmente no Sudeste do país, e se aproximou do candidato do PT.
Os números finais dos quatro principais concorrentes foram: Luiz Inácio Lula da Silva 48%. Jair Messias
Bolsonaro 43%, Simone Tebet 4% e Ciro Gomes 3%
Com os resultados, Lula vai para o segundo turno contra um Bolsonaro mais forte, porém tudo dependerá da corrida que acontecerá nos próximos dias em busca de novos apoiadores.
A eleição de segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro.
Governo do Estado
Em São Paulo, assim como para o Governo Federal, as pesquisas deram números diferentes. O candidato de Jair Bolsonaro, Tarcisio de Freitos ficou em primeiro lugar na reta final nas urnas. Com o resultado, Tarcisio de Freitas ficou com 42% enquanto que Fernando Haddad que era dado como o favorito acabou em segundo com 35% e Rodrigo Garcia, o atual governador ficou em terceiro colocado com 18%.
Na região
O ABC elegeu 11 representantes para os Parlamentos estadual e federal, sendo 4 deputados federais e 7 estaduais.
Os Deputados Federais eleitos foram: Alex Manente (Cidadania), Luiz Marinho (PT), Marcelo Lima (Solidariedade) e Fernando Marangoni (União Brasil).
Já os Deputados Estaduais: Ana Carolina Serra (Cidadania), Carla Morando (PSDB), Luiz Fernando Teixeira (PT), Thiago Auricchio (PL), Barba (PT), Rômulo Fernandes (PT) e Atila Jacomussi (Solidariedade).