Morando vistoria avanço nas obras de infraestrutura do Jardim das Oliveiras

Serviços de drenagem, saneamento e recapeamento foram concluídos em seis vias; processo de descontaminação do solo segue em ritmo acelerado

O processo de transformação do Jardim das Oliveiras segue em ritmo acelerado em São Bernardo. A área, que abriga atualmente 5.000 famílias, passa por conjunto de obras de infraestrutura que visam desde a descontaminação do solo, em local onde funcionou o lixão do Alvarenga, instalação de rede de esgotamento sanitário, sistema de drenagem e pavimentação das vias. Em vistoria realizada na terça-feira (8), o prefeito Orlando Morando atestou o avanço das melhorias, que já foram concluídas em seis das 20 ruas. A expectativa é a de que o número chegue a 10 até o fim do ano.

“Além de preservar a saúde dos moradores, essa é uma obra que traz de volta o orgulho de pertencer ao Jardim das Oliveiras e a São Bernardo, uma cidade cada vez melhor. Esse é um dos bairros que por mais tempo aguardou por obras de infraestrutura. Muitas foram as promessas que essa população recebeu no passado, mas somente a nossa gestão foi capaz de realizar o processo de transformação do bairro, que receberá, ainda, uma praça-parque”, destaca o chefe do Executivo durante visita ao bairro, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

O pacote de melhorias do Jardim das Oliveiras é coordenado pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas e está sendo executado de forma conjunta entre as obras de pavimentação, drenagem e instalação de rede coletora de esgotos e a implantação do sistema de extração de gases. A implantação das redes de esgoto e de extração de gases aproveita os mesmos acessos às vias subterrâneas, garantindo maior celeridade e menor custo ao projeto. No total, estão sendo investidos R$ 35 milhões no local.

Morador do bairro há 20 anos, Pastor Gama, 70 anos, destacou a satisfação em finalmente ter asfalto na rua em que reside (Rua Dois de Julho). “Estava esperando por isso há 20 anos. Agradecemos muito a atenção que a Prefeitura tem dado ao nosso bairro. Estamos muito felizes”, diz.

A transformação do Jardim das Oliveiras prevê a instalação de 1.000 metros de nova drenagem, 11 mil metros de nova rede de esgoto, 7.500 metros de guias e sarjetas, além da descontaminação de área equivalente a 16.500 m³ de solo. No âmbito do Programa Asfalto Novo, serão 20 vias pavimentadas, totalizando quatro quilômetros de ruas novas.

Descontaminação

Um sistema de extração de vapores do solo é responsável por remover metano e compostos orgânicos voláteis oriundos dos resíduos sólidos que eram depositados na área. Para isso, 123 poços de extração e 30 poços de monitoramento remoto estão sendo instalados em pontos estratégicos do bairro. A expectativa é que o processo de descontaminação seja totalmente concluído no período de cinco a sete anos, em conformidade com as exigências da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).