Escolas Públicas de Santo André podem se inscrever para receber a Escola Itinerante de Teatro em 2023

Até o dia 10 de fevereiro, escolas públicas de ensino médio de Santo André podem se inscrever de forma gratuita para participar das atividades da Escola Itinerante de Teatro durante o ano de 2023.

A “Escola Itinerante de Teatro” é um projeto da Cia Estrela D’Alva de Teatro que propõe a ocupação de Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Santo André no período do calendário escolar, oferecendo um curso de teatro aos estudantes através de encontros semanais com o objetivo de introduzir esses jovens à linguagem teatral e seus conceitos básicos.

Além das aulas, o projeto prevê articulação de atividades externas como apreciação de espetáculos, trocas com espaços culturais da cidade como a Escola Livre de Teatro e os CEUs das Artes, trocas com coletivos de teatro profissionais, aulas especiais com oficineiros convidados sobre temáticas específicas da linguagem teatral como máscara, teatro de rua, teatro negro, entre outros, e organização da montagem de encerramento com a participação de oficineiros de cenografia, iluminação e figurino.

“A ideia do projeto é retomar o conceito de teatro comunitário e apresentar o conceito de teatro de grupo para que, de forma autônoma, os participantes possam iniciar processos em diferentes regiões da cidade, gerando uma interlocução direta com os projetos formativos e equipamentos culturais da região, provocando estes jovens a ocuparem esses espaços”, comenta a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo responsável pelo projeto.

A escola selecionada receberá uma ocupação da Escola Itinerante de Teatro durante todo o período letivo, com a abertura de duas turmas de teatro em contraturno com até 30 vagas gratuitas por turma.

Cada turma terá um encontro semanal de 3 horas com aulas de teatro com os professores Lígia Helena e Paulo Gircys (coordenadores do projeto e fundadores da Cia. Estrela D’Alva), cenografia, iluminação, figurino, além de aulas especiais com pesquisadores das diferentes linhas de pesquisa do teatro.

Para participar, a escola precisa se comprometer com algumas ações de apoio ao projeto, como auxiliar na divulgação da abertura de vagas e na comunicação com coordenadores e responsáveis pelos estudantes, além de ceder um espaço para as aulas (auditório, sala de atividades ou sala de aula normal em que as carteiras possam ser retiradas). Acesse o link para cadastro em https://forms.gle/iKznSDLqMSXr8Krv8.

As atividades da Escola Itinerante de Teatro na escola contemplada iniciarão em 27 de fevereiro.

Em 2018, o projeto foi realizado com alunos da E.E. Amaral Wagner por meio do Programa Territórios de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Santo André com a inscrição e participação de oitenta jovens. Em 2022, ocupou a EE Wanda Bento Gonçalves, no Bairro Capuava, em Santo André.

Em 2023 o projeto está estruturado financeiramente por meio do PROAC Direto da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo – portanto não há custo financeiro nem para a instituição escolar, nem para os alunos.