Ação cria bolsão sem carros no bairro Taboão todo domingo, das 08h às 13h; espaço de lazer recebe cerca de 200 pessoas por fim de semana
Desde que foi lançado, em 18 de junho, o programa Lazer Sobre Rodas tem tido um público médio de cerca de 200 pessoas por fim de semana. A iniciativa da Prefeitura de Diadema cria, todo domingo, das 8h às 13h, bolsão de lazer sem carros ao longo da Av. Paranapanema, na altura do número 1.900 – bairro Taboão.
A ideia do Lazer Sobre Rodas é incentivar o uso pela população de bicicletas, patinetes, skates, triciclos, patins, overboards, carrinhos de rolimã ou qualquer outra modalidade sobre rodas.
Para garantir segurança e conforto aos participantes e motoristas, a Prefeitura disponibiliza no local equipes do trânsito, guardas civis municipais e instrutores. A Secretaria de Esporte e Lazer instala rampas e obstáculos pelo bolsão de lazer como parte da programação.
Para o coordenador do programa, Felipe Catelan Martins, a constância no número de pessoas que frequentam o espaço demonstra que a iniciativa foi adotada pela comunidade como ponto de encontro para famílias e amigos e pelos amantes dos esportes sobre rodas.
“Em poucas semanas, a população adotou esse importante espaço e começou a comparecer, inclusive muitas crianças e famílias, que frequentam o espaço para aprender a andar de bicicleta, skate, patinete e afins”, afirma.
Felipe explica que outro objetivo do programa é estimular a utilização das ciclofaixas que existem pela cidade. “A Prefeitura vem investido em transportes alternativos e o Lazer Sobre Rodas se insere nesse esforço para que as pessoas possam aderir a uma modalidade de transporte mais saudável e ecologicamente mais interessante”, completa.
Para garantir conforto e segurança aos moradores, o Lazer sobre Rodas é cancelado nos domingos em que as condições climáticas forem adversas.
Mobilidade
Como forma de oferecer formas alternativas de mobilidade urbana, a Prefeitura de Diadema vem investindo no transporte por bicicletas e, na atual administração municipal, foram inauguradas quatro ciclofaixas: uma com extensão de 6.940 m na Avenida Dr. Ulysses Guimarães; outra no Bairro Taboão, ao longo das avenidas Paranapanema e Maria Leonor, com extensão de 3.900 m; a terceira na Avenida Dom Pedro, com 3.520 m; e a última na Vila Socialista, com 614 metros.
Além disso, encontram-se em execução a primeira ciclovia da cidade, na Avenida Casa Grande, com 3.800 m.
No total, quando as obras forem finalizadas, serão 18.714 m de ciclofaixas e ciclovia implantadas.