Estressado demais? É hora de desacelerar

Quando a vida está corrida, seja por trabalho, romance ou família, parece que vivemos com o pé no acelerador. Os compromissos precisam ser cumpridos e nessa pressa toda nos perdemos de nós mesmos. A produtividade diminui, o estresse domina e nos vemos com um mal estar constante. Nessas horas é preciso desacelerar e aqui vai algumas dicas para te ajudar a colocar o pé no freio:

1. Pense com cuidado aonde colocar seu foco

Muitas vezes ser multitarefa acaba com a nossa atenção e nos deixa frustrados. Separe um tempo para perceber onde está sua atenção: pessoas, situações ou pensamentos. Se você não gostar do que descobrir, talvez esteja na hora de mudar o foco.

2. Seja presente

Preste atenção no que está te impedindo de viver o presente. Qual a razão da sua ansiedade ou tristeza? Ao encontrar o motivo, você está um passo mais perto de se libertar das suas amarras.

3. Fique longe do celular

Passamos tempo demais no celular. Tempo que poderíamos usar para focar nos nossos hobbies, tarefas ou atividades favoritas. Fique um pouco longe do celular.

4. Foque nas pessoas que estão à sua frente

Na pressa do dia a dia, às vezes nos distanciamos daqueles que mais importam. Volte seu foco ao que realmente importa.

5. Aceite suas limitações

Pegue leve consigo mesmo. Salvar o mundo, salvar a empresa, salvar um relacionamento… suas intenções podem ser boas mas há um limite naquilo que podemos controlar. Lembre-se disso.

6. Separe um tempo para diversão

Não sinta-se culpado por se divertir. Esse momento é essencial para recarregar suas baterias.

7. Pratique o silêncio

Silêncio ajuda a acalmar a mente. Vivemos em reuniões, vídeos do TikTok, Instagram e muitas vezes o que nossa mente mais precisa é aquela boa paz que só o silêncio pode oferecer.

8. Escreva

Um dos problemas de vivermos ocupados é que dificilmente refletimos sobre como estamos nos sentindo. Escrever, principalmente num diário, é uma ótima forma de fazermos essa auto reflexão e nos tornarmos mais conscientes de nós mesmos.

Essas são algumas dicas mas você com certeza pode achar outras formas de desacelerar. Como uma lei geral, faça aquilo que te faz bem e você certamente estará no caminho certo.