Intervenção permite conexão entre bairro e Centro, possibilitando cruzar a Avenida Pereira Barreto, medida que irá redistribuir tráfego
Na segunda-feira (21) foi inaugurado o novo acesso viário que vai permitir a conexão dos bairros Baeta Neves e Centro, por meio da construção de uma ligação entre a Rua Atibaia com a Rua Dr. Marcel Preotesco. Com as intervenções finalizadas, a abertura liberada possibilita cruzar a Avenida Pereira Barreto e o corredor de trólebus.
A intervenção viária se dá na altura da Parada Baeta Neves do trólebus. Essa medida beneficiará diretamente em torno de 13 mil moradores do Baeta Neves e região, redistribuindo o tráfego e diminuindo os congestionamentos em vias do entorno, como na Avenida Getulio Vargas e na própria Pereira Barreto. O trecho de deslocamento da Rua Atibaia para a Avenida Senador Vergueiro, por exemplo, conforme estudos, vai reduzir pela metade, de 2 quilômetros (cerca de 8 minutos) para apenas 1 quilômetro (3,5 minutos).
A entrega faz parte da programação de aniversário pelos 470 anos de São Bernardo. Com a conexão, o motorista que circula pela Rua Atibaia rumo ao Centro passa a ter a alternativa de fazer conversão à esquerda para acessar a Avenida Pereira Barreto sentido Paço Municipal ou seguir para a Rua Dr. Marcel Preotesco, sentido Jardim do Mar. Até então, quem trafegava pela via neste sentido tinha apenas a opção de seguir pela Avenida Pereira Barreto sentido Santo André.
A Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo ficou responsável pelas intervenções viárias, bem como a sinalização de solo e semáforo. Titular da pasta, Delson José Amador pontuou que a medida atende, a baixo custo, uma demanda antiga da população do entorno. “Dá para realizar ações importantes utilizando pessoal e recursos internos. Trata-se de uma região que cresceu e demandava por essa medida, porque vai permitir que o morador do Baeta possa retornar para a região de comércio sem a necessidade de trafegar sentido Santo André.”
À Next Mobilidade – responsável pelo corredor do trólebus – e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) coube a mudança da rede elétrica e a tubulação.
Repercussão
Moradores do bairro Baeta Neves já fizeram uso do novo acesso logo que a abertura foi liberada, e aprovaram a medida. A publicitária Silvia de Oliveira considerou que a obra vai melhorar o tráfego, inclusive na região central. “Achei ótima essa saída de abrir a via, vai ajudar bastante. Tínhamos que dar a volta, situação que acaba travando outros trechos. Agora ficou bom. Para mim, bem melhor.”