Por meio do programa Nenhum a Menos, cerca de 86% dos casos de evasão retornaram à frequência regular
Identificar, de maneira ainda mais precoce, o risco de abandono dos estudos por parte de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino. É com essa proposta que a Secretaria de Educação de Santo André avança cada vez mais com os resultados do programa “Nenhum a Menos”.
Neste ano adotamos o combate à infrequência escolar para evitar o abandono dos alunos nas escolas. Os números apresentados estão extremamente positivos, cerca de 86% das crianças retornaram à sala de aula, afastando o risco da evasão escolar. Lugar de criança é na escola, comemora o secretário de Educação, Almir Cicote.
No primeiro semestre de 2023, de todo levantamento de alunos que apresentavam quadro de instabilidade na frequência escolar, com anotação de ausência injustificada e que necessitaram de intervenção do programa, cerca de 86% dos casos retornaram à frequência regular.
Neste cenário, 5% dos alunos ainda não retornaram à frequência regular, porém, foram identificados e estão sendo acompanhados pelas equipes do programa. Nesta fração estão incluídos alunos com problemas de saúde e afastados por orientação médica.
Foi constatado ainda que 4% da demanda se tratava de alunos que foram matriculados em outras instituições (rede estadual, rede particular ou escolas de outras regiões). Por fim, 5% da demanda foi encaminhada à Busca Ativa Escolar, para que sejam identificadas as razões da evasão e implementadas ações para o retorno e permanência do aluno na escola.
O programa Nenhum a Menos, que tem como objetivo monitorar a infrequência escolar e identificar casos de violação de direitos de alunos da rede municipal de ensino, conta com a atuação de 33 assistentes sociais. Estes profissionais, em casos de evasão, seguem em busca do aluno, identificando os motivos que levaram o estudante a evadir ou abandonar a escola.
Para o desenvolvimento do programa, a Secretaria de Educação de Santo André conta com a “Plataforma da Busca Ativa Escolar”, que consiste em uma ferramenta tecnológica de apoio às unidades no enfrentamento da exclusão escolar, permitindo armazenar dados e registros necessários.
Mais do que isso, a direção das unidades de ensino tem se antecipado a esses recursos para conseguir identificar a falta dos alunos ainda mais cedo.