A Academia de Futebol do Parque das Américas (AFUPA), entidade sem fins lucrativos sediada em Mauá e que desenvolve trabalhos sociais e desportivos com crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 17 anos, foi convidada a participar da Taça das Favelas a partir da temporada 2024. Fundada em 04 de junho de 2021, a entidade tem ativo trabalho social e esportivo na modalidade futebol e atende atualmente mais de 200 meninas e meninos. Seu presidente é o ex-atleta profissional Luiz Manoel do Nascimento.
O convite para a participação da AFUPA, que será uma das representantes da cidade de Mauá e adotará a denominação de Complexo Comunitária do Parque das Américas, partiu do próprio presidente da CUFA (Central Única das Favelas) de São Paulo, sr. Marcivan Barreto. A entidade estará presente na versão 2024 da taça com representações masculina e feminina na categoria Sub-17.
Grande final
Uma das condições exigidas pela coordenação da CUFA estadual para a participação da AFUPA nas próximas edições do torneio é a presença da comunidade do Parque das Américas nas finais da edição 2023/24 da taça. As decisões ocorrerão neste sábado (13), a partir das 14h no estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em sua versão nacional. A final masculina reunirá as seleções dos estados do Paraná e Espírito Santo; por sua vez, a decisão entre as meninas será disputada entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro.