O centenário da Represa Billings, que será comemorado em 2025, será um dos temas prováveis da próxima edição do Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. A importância do reservatório para as sete cidades foi discutida em reunião de planejamento do evento regional no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, da qual participaram representantes do Poder Público e da sociedade civil.
Durante o encontro, organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio ABC, os participantes entenderam a importância de ter como tema central do Congresso de História a questão ambiental em torno da Billings, incluindo questões sociais e econômicas relacionadas ao reservatório.
Idealizada em 27 de março de 1925, a represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de SP e abrange os municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além da Capital.
Durante a reunião preparatória, foram ainda apreciadas as sugestões feitas pelos participantes da última edição do Congresso de História, ocorrido em Santo André em 2022, e revistos os temas das edições do evento regional realizadas desde 1990.
Também foi discutida a possibilidade da publicação de um edital de chamamento para seleção de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos em parceria com universidades.
Nos próximos meses, serão feitas as articulações com instituições parceiras para apoiar na construção da programação e das atividades preparatórias do Congresso de História, previsto para o segundo semestre de 2025.