Parte do acervo da Pinacoteca Municipal de São Caetano entrou em cartaz na exposição Legado, aquisições e um acervo em movimento, que reúne uma seleção de trabalhos artísticos, em diferentes formatos, a partir de doações recebidas nos últimos cinco anos. A Pinacoteca fica na Av. Dr. Augusto de Toledo, n° 255, Bairro Santa Paula, em São Caetano. A visitação é gratuita, de domingo a domingo, das 9h às 19h, e livre para todas as idades.
No total, foram selecionados os trabalhos de 37 artistas. As obras foram organizadas em 2024, após inventário do acervo, e apresentadas conforme a procedência: doações espontâneas, as provenientes de exposições e as de doações realizadas a partir do convite da instituição. A curadoria da mostra é de Bruna Marassato e de Paula Fiorotti.
“Uma exposição de acervo é uma ferramenta para sua difusão, para torná-lo mais atraente, estabelecer conexões entre pessoas, artistas e a instituição. É resultado do esforço da gestão, no que concerne à preservação e conservação dessas obras, cumprindo sua responsabilidade social para que este patrimônio seja acessível a cada vez mais pessoas e que esta herança cultural permaneça disponível para as gerações futuras”, informa o texto de curadoria da mostra, assinado por Paula Fiorotti.
De acordo com Bruna Marassato, em texto curatorial: “a exposição não demonstra toda a diversidade cultural e artística da região, mas se preocupa em estabelecer novos diálogos para que o acervo seja cada vez mais rico e plural.”
Pinacoteca Municipal
Um dos pilares de atuação da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, a Pinacoteca Municipal iniciou suas atividades em 2002, com um acervo já constituído, proveniente de aquisições de obras participantes dos 11 salões de arte contemporânea realizados na cidade entre 1967 e 1988. Atualmente, a coleção que representa o patrimônio artístico do qual a instituição é guardiã conta com cerca de 900 obras, entre talentos do município e da região, e trabalhos de artistas com reconhecimento nacional.