São Caetano apresenta a Feira Cultural AfroSanca neste final de semana

“Resistir para existir. Um acerto de cor.” Este é o lema da quinta edição da Feira Cultural AfroSanca, que celebra o mês da Consciência Negra. O evento reúne uma série de atrações artísticas e culturais em São Caetano. Neste sábado e domingo (23 e 24 de novembro), das 13h às 20h, no Espaço Verde Chico Mendes: Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica, com entrada solidária: o público contribui com 1 kg de alimento não perecível.

As atrações são livres para todos os públicos. A atividade é organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conescs) e da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio da Secretaria de Educação (Seeduc), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do Sesc SP.

O evento terá contação de histórias, shows musicais, danças, oficinas, vivências e manifestações da cultura popular dos povos africanos e afrodescendentes. No domingo, a atual bicampeã do grupo especial do carnaval paulistano, a escola de samba Mocidade Alegre, marca o encerramento das atividades, às 19h30. Fundada em 1967, a agremiação soma 18 enredos de temática africana e afro-brasileira, inclusive o do carnaval de 2025: “Quem não pode com Mandinga, não carrega Patuá.” A atração é oferecida pela USCS.

No espaço gastronômico, os visitantes poderão saborear acarajé, hambúrguer, tapioca, espetinhos, lanches, pastéis, chopps artesanais, entre outras iguarias. O objetivo é celebrar os costumes e as tradições da cultura negra e da comunidade afrodescendente no município, fomentando o afro empreendedorismo e as manifestações artísticas da comunidade negra são-caetanense e da região.

Programação pode ser conferida na Agenda Cultural, disponível no site cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br.