Cerca de 3200 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ribeirão Pires participaram, no período de 19 a 21 de fevereiro, da sondagem do nível de aprendizado nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.
Em consonância com as diretrizes educacionais e com base nas práticas preconizadas pelo Instituto Ayrton Senna, a ação, posta em prática pela Secretaria de Educação, permitirá identificar possíveis fragilidades no aprendizado e traçar ações para melhorar o desempenho das turmas.
As sondagens elaboradas pela equipe de Orientação Educacional da Prefeitura são preparadas de acordo com a faixa etária dos estudantes e utilizam os descritores – elementos que estabelecem quais são as habilidades esperadas para cada etapa de aprendizado – utilizados pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e que acompanham a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
“É sempre importante esse alinhamento na rede, pensar agora o futuro. Todas as escolas estão no mesmo momento. A avaliação pontual será norte para o plano pedagógico. Isso faz toda a diferença”, comentou Vanessa Carollo, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, no Pilar Velho.
A partir dos resultados, que serão tabulados e avaliados pela equipe escolar e pelos pedagogos da Secretaria de Educação e Cultura, será possível identificar quais são as dificuldades dos alunos e estabelecer novos planos de trabalho.
A aluna Gabrielly Ianis dos Santos, que estuda no 5º ano da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, se mostrou animada com a avaliação. “Ontem tivemos prova de Português, bem colorida. Hoje, foi matemática, achei mais difícil, porém, tudo que tinha lá a gente aprendeu em sala de aula. Me sinto pronta pra fazer mais provas”, comentou.