Peça que faz referência à Cerâmica São Caetano é destaque no Museu

Peça que faz referência à Cerâmica São Caetano é destaque no Museu

A miniatura da abóbada da Cerâmica São Caetano mede 30 cm de diâmetro e tem 7 cm de altura. (Foto: Museu Histórico Municipal)

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul dá continuidade ao projeto A Peça em Destaque no Museu Histórico Municipal (Rua Maximiliano Lorenzini, 122, Bairro Fundação). Neste mês a peça que ganha evidência é uma miniatura da abóbada do forno elétrico da Cerâmica São Caetano.
Segundo Urames Pires dos Santos, engenheiro químico que trabalhou cerca de 30 anos na Cerâmica, a Divisão de Refratários da empresa fabricava uma abóbada, representada por essa miniatura, para os fornos elétricos de três eletrodos que eram usados na fundição de aço.
Um dos principais compradores do metal era a empresa Aços Villares. O projeto dessa abóboda foi desenvolvido pelo engenheiro Felippe José Vicente de Azevedo Franceschini e a construção dos modelos originais e da miniatura foi feita pelo marceneiro Dionisio Furlan. O forno elétrico tinha cerca de 2 metros de diâmetro e capacidade média para sete toneladas de aço.
O projeto A Peça em Destaque consiste em destacar, mensalmente, um objeto do acervo do Museu Histórico Municipal com o intuito de que o público possa, além de contemplar cada item de forma diferenciada, fornecer novas informações, enriquecendo os registros de cada peça.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Museu Histórico Municipal pelo telefone 4229-1988.