Ações de combate à discriminação racial são reforçadas em São Bernardo

Atividades integradas entre poder público e sociedade civil ampliam, de forma efetiva, debates e políticas afirmativas para a garantia de direitos e promoção da igualdade

As ações de combate à discriminação racial estão sendo fortalecidas em São Bernardo por meio do diálogo integrado entre poder público e representantes da sociedade civil. A partir deste ano, por meio do Departamento de Políticas Afirmativas vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura, os debates e proposições foram ampliados, com participação ativa do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Entre as iniciativas de destaque está a formulação de cartilha para disseminar informações sobre os canais de denúncia contra crimes relacionados a racismo. Além do Disque 100, do Governo Federal, o município dispõe de serviços online e presencial de atendimento – pelo e-mail igualdaderacial@saobernardo.sp.gov.br ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Sala dos Conselhos Municipais (Avenida Redenção, 271, Centro) ou pelo telefone (11) 2630-6700. 

“São Bernardo está ampliando o diálogo sobre questões voltadas à igualdade. Discriminação racial é crime e precisamos abrir espaço para o debate, para ouvir, para propor políticas afirmativas que promovam o respeito e que assegurem direitos. Estamos fazendo isso com a participação dos moradores e entidades representativas, por meio do Conselho Municipal de Igualdade Racial”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Bernardo, Henrique Kabeça. 

Consciência Negra

Na segunda-feira (8), gestores e profissionais da Prefeitura de São Bernardo participaram de reunião de planejamento da programação do mês da Consciência Negra, em novembro. Atividades educativas, debates e atrações que resgatam e valorizam a cultura farão parte do calendário. 

Diálogo aberto

Em maio deste ano, São Bernardo integrou a coordenação e participou da 4ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial do Grande ABC, promovida por meio do Consórcio Intermunicipal. Palestra ‘Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social’ foi parte da programação, que contou com a presença de especialistas e lideranças de povos tradicionais de matrizes africanas e de povos indígenas, além de gestores públicos e representantes de instituições da região. 

Dos delegados eleitos no evento, São Bernardo indicou um representante do poder público, com suplente, e três representantes da sociedade civil para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada em julho deste ano.