A Prefeitura de São Bernardo recebeu repasse no valor de R$ 50 milhões do Estado para investimentos na Atenção Básica, conforme publicação formalizada no dia 16 de setembro do Diário Oficial do Estado.
O recurso havia sido anunciado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante evento no Hospital Mário Covas, no final de agosto. Na ocasião, foi assinado o repasse de R$ 150 milhões para as cidades do Grande ABC, cabendo à São Bernardo, o município mais populoso, a maior parte do montante.
O recurso será aplicado nas ações de prevenção e promoção de saúde, realizadas pelas 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, dentro das linhas de cuidados para mulheres, gestantes, crianças e adolescentes e idosos. “A Atenção Básica é o cérebro da saúde pública, uma vez que quando as coisas funcionam bem nas UBSs, todos os outros serviços não são sobrecarregados”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
O secretário ressaltou que esse recurso é fundamental para manter a regularidade do funcionamento dos serviços de saúde do município e contribuirá no alcance de metas assistenciais.