O Consórcio Intermunicipal Grande ABC em sua assembleia extraordinária dia 30, se reuniu para tratar de novas parcerias institucionais e discutir avanços em programas regionais nas áreas de segurança, saúde, educação e desenvolvimento.
A pauta do encontro incluiu a participação de representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) para dialogar sobre o aprofundamento da parceria já existente entre a instituição e o Consórcio ABC. O objetivo é que cada município avalie possibilidades específicas de cooperação nas áreas de educação, cultura, tecnologia e esporte, ampliando as ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional.
Além dos representantes das sete cidades do ABC, a assembleia também contou com a presença da Caixa Econômica Federal, que apresentou modelagens de parcerias público-privadas (PPPs) em diferentes setores. A instituição compartilhou experiências e soluções em áreas como iluminação pública, habitação e educação, e os prefeitos definiram como encaminhamento o início de conversas individuais com a Caixa para identificar oportunidades de projetos em cada cidade.
A pauta da assembleia incluiu ainda o 16º Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC, que neste ano celebra 35 anos de existência e será realizado de 4 a 7 de novembro, em São Bernardo do Campo.
Além disso, foram discutidos os avanços do Grupo de Trabalho (GT) Divisas), lançado neste mês para tratar de políticas públicas integradas nas fronteiras entre os municípios e a capital paulista.