Criado em 2014, em Uberlândia (MG), a campanha “Janeiro Branco” nasceu da vontade de transformar o silêncio social em diálogo e cuidado, além de mobilizar a sociedade, por meio de materiais digitais, eventos e palestras, para uma reflexão coletiva acerca da saúde mental.
Como consequência, se tornou a maior iniciativa global dedicada à saúde mental da atualidade e é reconhecida por legislações municipais, estaduais e federais, inspirando milhões de pessoas todos os anos.
O tema de 2026, apesar de simples, carrega um significado simbólico e humano: Paz, Equilíbrio e Saúde Mental. Por meio de post-its, pequenos blocos de papeis adesivos, geralmente utilizados para lembrar e cobrar pequenos detalhes técnicos, agora são ressignificados como veículos de mensagens de cuidado e consciência. Pequenos gestos geram grandes transformações.
Quem pode participar?
O Janeiro Branco é impulsionado por voluntários, profissionais e instituições parceiras, coordenados pelo IDHJB, que desenvolve ações nacionais e materiais oficiais. O movimento é plural e aberto à participação de qualquer cidadão. Sua força está na união de pessoas que acreditam que cuidar da mente transforma vidas, fortalecendo laços, comunidades e diferentes realidades.