Neste domingo (15), cerca de 1.100 alunos do 2º ano do ensino fundamental dos dez Cesas (Centro Educacionais de Santo André) participarão do I Encontro de alunos do projeto Música na Escola, com apresentações especiais, mostrando os talentos desenvolvidos neste ano nas unidades municipais de ensino.
No período da manhã, a partir das 9h, no Cesa Parque Erasmo, o coral de estudantes realizará concerto com a Sinfonieta Educa, uma orquestra com número reduzido de integrantes, com a regência do ma-estro Carlos Eduardo Moreno, da OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André).
A partir das 14h, no Cesa Vila Linda, começará a programação de aproximadamente 300 crianças que realizarão performances em grupos de acordo com os instrumentos praticados: cordas, metais, flauta doce e percussão.
Os alunos de cordas tiveram um gostinho da experiência em se apresentar para o público na última terça-feira (10), quando alegraram a manhã dos servidores do Paço Municipal de Santo André com violinos e violoncelos.
O projeto Música na Escola, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Cultura, Esporte Lazer e Turismo, tem como objetivo aproximar as crianças da música clássica, promovendo o contato com a arte. O maestro Carlos Eduardo Moreno participa da idealização do projeto, que tem como fim a formação de uma orquestra infanto-juvenil e coral até 2016.
Nesta primeira fase, o pro-grama foi implantado somente nos Cesas. Nos próximos três anos, a Administração prevê ampliação para as outras 41 Emeiefs, atendendo 25 mil crianças com o ensino de canto coral, violino, violoncelo e flauta, entre outros instrumentos. Os estudantes de outras unidades do município também podem participar de cursos, rea-lizados nos Cesas, no contraturno.