Salve Barroca! Um projeto em prol da vida!

A área popularmente conhecida como “Barroca” fica no limite de municípios de São Caetano do Sul com Santo André e consiste em uma área de aproximadamente de 3,5km de extensão com uma variação de 200 a 800 metros, em uma faixa deste terreno passam os dutos da Petrobras.
Por anos esta área ficou abandonada, uma grande extensão de terra que ficou como terra de ninguém por um bom tempo, sem intervenção do poder público, os moradores organizados que fazem os trabalhos para melhorar um pouco esse imenso espaço.
Essa organização dos moradores para melhorar e dar vida a essa extensão de terra na divisa dos municípios, deu inicio ao projeto “Salve Barroca” idealizado pelo morador Rodrigo Gondin o “Guga”que nasceu naquela região e se reconhece ali, trabalha com a conscientização dos moradores sobre a recuperação desta área, para que a Barroca seja de todos! Uma área que esteja a serviço do lazer, da preservação ecológica e do respeito ao meio ambiente. Ele não está sozinho nesta luta, cada vez mais homens e mulheres comprometidos com a mudança deste espaço e com sua preservação vêm contribuindo com o projeto da maneira que podem,sejam com seu trabalho voluntário, doações de mudas para reflorestamento, enfim se envolver nas demandas do projeto para fortalecer o seu ideal.
O Projeto estimula diversas atividades, sobretudo envolvendo as crianças da comunidade e quer criar eventos esportivos, passeios ecológicos junto as escolas e as prefeituras de Santo André e São Caetano do Sul, criar eventos musicais e culturais com o apoio da Petrobras, das Prefeituras, das Faculdades e das empresas da região, um projeto amplo que agregue todos os setores da sociedade civil.
O “Salve Barroca” já realizou grandes atividades de intervenção, como no dia 03 de junho de 2012, que contou com diversas atrações durante todo o dia, mutirão de reflorestamento, trabalhos artistiscos como: grafitte, musica, malabarismo, esporte e música. E não para por aí, a agenda de atividades é dinâmica e o próximo trabalho do projeto é ousado e visa que recuperar uma parte do terreno próximo ao Parque Santa Maria, que está com a vegetação alta, muito acumulo de lixo por toda a extensão do terreno. O trabalho é um grande desafio mais o projeto é apaixonante e visa instalar ali o denominado “Eco Parque Utinga” que é a recuperação deste terreno e ali implantar uma ciclovia e uma pista de Cooper (sobre os dutos para salvar a área do córrego Utinga, tornando-a uma área de lagos, instalando estas pistas), viveiro de mudas, plantio de hortaliças e arborização nas faixas ao redor da área dos dutos, reestruturação da área do córrego Utinga, campos de futebol, quadras de basquete, pista de skate, academias artesanal de musculação, parques para crianças e o que mais a populaçào reinvidicar como importante para recuperar aquela parte do terreno. O “ Salve Barroca” é um projeto popular que todos devemos conhecer e apoiar pois precisamos garantir para a geração futura um meio ambiente mais sustentável, e um mundo mais solidário.

Wenndel Sant Ana