Prefeito Luiz Marinho esteve nos dois países para conhecer os equipamentos; meio de transporte será instalado em regiões montanhosas da cidade
Já está em fase de projeto a adoção do metro-cabo, popularmente conhecido como teleférico, como mais um meio de transporte em São Bernardo do Campo. Para conhecer melhor o sistema, o prefeito Luiz Marinho viajou, na última semana, à Colômbia e à Venezuela, países onde o equipamento opera há mais de 5 anos.
O teleférico é um trans-porte rápido, seguro, confortável e não-poluente. O projeto, incluído no Programa de Governo 2013/2016, é uma das medidas que visam transformar a cidade em referência de mobilidade urbana. O teleférico ainda vai ser interligado com corredores de ônibus e consequentemente ao metrô, que também serão construídos no município.
“É um projeto muito interessante. Viajamos para conhecer como funciona o sistema e também para ver como podemos implantar em São Bernardo”, destacou o chefe do Executivo. “Fomos para Venezuela e Colômbia, que são sistemas mais consolida-dos. Também vamos para o Rio de Janeiro, em dezembro, conhecer o equipamento instalado recentemente no Morro do Alemão”, completou Marinho.
A implantação nesses locais se deu pela restrição de circulação de ônibus e até mesmo micro-ônibus, devido à aclividade acentuada. O sistema tem capacidade para carregar cinco cabines por mi-nuto, sendo dez passageiros (oito sentados e dois em pé) por vagão. Desta forma, cerca de três mil pessoas são trans-portadas por hora. O teleférico viaja a 18 km/h.
Outro ponto importante nos teleféricos dos dois países é a integração com linhas de ônibus. Nas estações, o governo local construiu áreas culturais, como bibliotecas, além de equipamentos de alta tecnologia que detectam possibilidade de raios e ventos fortes.
“Estamos em fase de estudos para dar visibilidade técnica ao projeto. Os dois teleféricos da Venezuela e da Colômbia são bem parecidos do ponto de vista da eficiência e segurança”, disse Marinho. “Nosso objetivo é de fazer o munícipe deixar o carro em casa e utilizar o transporte público”, reiterou o prefeito.
“Temos alguns vales na cidade, como a região da Rua Tiradentes, Avenida Dom Pedro de Alcântara e Montanhão. Nossa ideia é justamente interligar os teleféricos em regiões desse tipo com os futuros corredores de ônibus”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos.
O projeto em andamento fará detalhamento da operacionalidade do modal, incluindo as características das cabines, do trajeto e das estações de transferências para outros meios de transporte.