Governo de SP apresenta projetos de PPPs para atrair investimentos

Projeto de trem regional é apresentado para investidores. A intenção do Governo do Estado é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista

Veículos leves sobre trilhos, serão instalados nas cidades de São Caetano, Santo André, São Bernardo e Diadema

O governo de São Paulo anunciou plano para o transporte sobre trilhos durante um roadshow na Inglaterra. Foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista.
O ministro britânico de Comércio e Investimentos do Reino Unido, Lord Green of Hurstpierpoint, que recebeu em audiência o vice-governador e a comitiva paulista, destacou o portfólio de obras do governo de Estado. “Como São Paulo vem se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014, existem muitos projetos de infraestrutura em andamento no Brasil. O setor de construção do Reino Unido é um dos maiores e melhores do mundo, e as empresas inglesas estão na posição ideal para aproveitar essas excelentes oportunidades do Brasil”.

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O roadshow tem como meta atrair investimentos internacionais para projetos de Parceria Público-Privada (PPP). Ao todo, 8 projetos foram apresentados.
No caso da rede sobre trilhos, o objetivo é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.
As 5 linhas seriam construídas em Parceria Público Privada: São Paulo – Sorocaba, São Paulo – ABC, São Paulo – Campinas, São Paulo – São José dos Campos e ABC – Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos – a velocidade máxima chegará a 160 km/h.
Implementação
As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas – com ligação até Americana – e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.
Segundo o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, responsável por apresentar o roadshow, “465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto”.