Ponte que cedeu na avenida dos Estados será reconstruída

Prefeitura fará contrato emergencial para agilizar as obras; afundamento da pista sobre o rio Tamanduateí ocorreu por conta de infiltração e assoreamento das margens

Estrutura da ponte cedeu mais de 50cm

Um afundamento de estrutura causou interdição da ponte na rotatória da avenida Antonio Cardoso, sentido bairro/Centro, na Avenida dos Estados, na tarde de quinta-feira (14). A ponte sobre o rio Tamanduateí fica na região dos viadutos Adib Chammas e Pedro Dell’antonia, passagem de linhas de trólebus que ligam os terminais São Mateus e Sonia Maria ao terminal Santo André. Na manhã a última sexta-feira (15), uma equipe da Prefeitura esteve no local para avaliar as causas e anunciar as medidas que serão tomadas a partir de agora.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, o afundamento da pista ocorreu por dois motivos: a base comprometida por infiltração pelo estreitamento da margem do rio, além do assoreamento das margens. A mesma ponte passou por intervenção há dois anos, mas na ocasião não foram tomadas medidas o alargamento das margens e a elevação da ponte, aumentando o espaço de escoamento das águas em épocas de grande concentrações de chuva.
As obras de reconstrução do elevado devem demorar seis meses, adiantou Paulinho Serra, a um custo de R$ 5 milhões aos cofres públicos.
O Departamento de Vias Publicas concentrará todos os esforços de suas equipes para agilizar as intervenções e trazer o mínimo de transtorno aos motoristas e pedestres que por ali trafegam. Estudos viários e técnicos já estão sendo feitos no sentido de desviar a rota de ônibus circulares e de trólebus para minimizar o impacto no trânsito, principalmente em horários de pico.

Confira rotas alternativas

O Departamento de Trânsito de Santo André orienta aos motoristas que evitem o trajeto por aquela região. O trânsito está sendo desviado para a rotatória do Sesi, na região do Viaduto Castelo Branco e da Alameda Martins Fontes. Outra alternativa é pegar o Viaduto Adib Chammas a partir da Avenida Itamaraty.
O motorista que vem de Mauá, antes de chegar à rotatória Antonio Cardoso deve entrar à esquerda na Rua dos Alpes (alça) para acessar o Viaduto Adib Chammas ou Pedro Dell’Antonia.
Os agentes de trânsito de Santo André intensificarão os trabalhos na área, operando nos cruzamentos da Alameda Martins Fontes e Viaduto Castelo Branco. Os semáforos também foram reprogramados para dar mais fluidez à Avenida dos Estados.