Carlos Grana: Bilhete Único tem passagem livre em Santo André

Bilhete Único é aprovado com 19 votos favoráveis

O projeto do Bilhete Único recebeu sinal verde na última quinta-feira (9), após ser aprovado em segunda votação pelos vereadores da Câmara Municipal, com 19 votos favoráveis – apenas dois parlamentares estavam ausentes. O sistema de integração tarifária é um dos carros-chefes do plano de governo do prefeito Carlos Grana.
“Essa é uma importante conquista para Santo André. Agradeço a compreensão dos vereadores em aprovar o projeto que beneficiará, sobretudo, a população mais necessitada da cidade. Esse é o primeiro e mais significativo passo no plano de melhorias que contempla a mobilidade urbana municipal”, festejou o chefe do Executivo.
Serão gastos cerca de R$ 1 milhão por mês para custear a implantação do Bilhete Único na cidade. O sistema deve entrar em operação ainda em maio, quando expira-se o prazo solicitado por empresários do setor para fazer adequações necessárias para viabilizar o Bilhete Único. Os ajustes técnicos incluem uma série de medidas, tais como o cadastramento de digitais, criação de cartões e realinhamento operacional.
Segundo estimativa inicial, o sistema deve beneficiar cerca de 7% dos usuários do transporte público municipal – cerca de 300 mil passageiros. Após a implantação e maturação da integração tarifária no município, a SATRANS (Santo André Transportes) fará pesquisa de demanda, origem e destino para avaliar o desempenho do Bilhete Único e fazer as adequações necessárias.
As manobras iniciais incluem a tabulação de dados para possibilitar uma revisão nos itinerários. Com os primeiros estudos concluídos, o Executivo apresentará aos parlamentares o resultado da primeira amostra.
REFORÇO – A Administração conta com um planejamento estratégico agressivo no sentido de conferir agilidade e melhorias às questões ligadas à mobilidade urbana e ao transporte público municipal. Além do Bilhete Único, serão disponibilizados à população 50 novos ônibus com acessibilidade, que fortalecerão a operação, desafogando o trânsito a partir da descentralização das integrações na região central, da criação de novos corredores de ônibus e de intervenções que otimizarão o fluxo de veículos e de pedestres
Segundo dados da SA-TRANS, a frota atual é de 404 ônibus, que operam em 48 linhas, executando uma média de 4,3 mil viagens nos dias úteis e cerca de 300 mil por mês. “Todos os veículos são monitorados via GPS, o que nos permite acompanhar e corrigir falhas na operação. Estudamos, adicionalmente, o acesso do usuário às informações via SMS nos celulares e painéis em pontos estratégicos”, adiantou Paulinho Serra.

FUNCIONAMENTO DO BILHETE ÚNICO

Com o pagamento de apenas uma tarifa, o usuário poderá utilizar mais de um ônibus ou linha para chegar ao seu destino por um período de até 90 minutos para ida. Pagando outra passagem, válida por igual período, o passageiro pode realizar trajeto de volta utilizando mais de um veículo/linha.
O controle biométrico – por meio das digitais – vai otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, eliminando fraudes, sobretudo aos passageiros que têm direito à gratuidade integral ou parcial, como estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
O sistema garantirá aos usuários redução de gastos com o transporte, além de agilizar o deslocamento, uma vez que não será mais necessário percorrer trechos a pé em busca de economia. A recarga dos créditos dos cartões poderá ser realizada em diversos locais, descentralizando o serviço antes possível apenas na AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transportes), facilitando a adesão à bilhetagem eletrônica.
A operação foi formulada com intuito de permitir, no futuro, uma integração metropolitana a partir da convergência do transporte regional com outras modalidades, como o Metrô (Linha 18), Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a CPTM, ampliando a adesão de passageiros e beneficiando a população que se utiliza deste meio para se locomover.
Os usuários poderão ser atendidos na Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André. A Administração também estuda montar pontos específicos para descentralizar este atendimento.