Paulo Pinheiro diz tomar medidas impopulares para controlar administração e ímpeto de secretários.
Depois de ser cobrado pelo grupo Desperta São Caetano, há duas semanas atrás, o prefeito Paulo Pinheiro, deve rever a posição de alguns secretários municipais que não estão trabalhando direito e colocando sua administração em rota de colisão com a população.
Um desses secretários que deveria sair, mas acaba de garantir sua posição de secretário, é Jander Cavalcante Lira, cuja pasta de Cultura iria se fundir com a da Educação, mas foi revista a situação e a secretaria perderia todos os incentivos governamentais. Por esse motivo esta pasta vai ser intocável por enquanto.
Já não é o caso de outras pastas importantes da municipalidade, que passarão a diretoria, sendo uma delas de Serviços Municipais, que administrada junto com a de Obras, e o atual mandatário Dorival Fernandes perderia o status de secretário.
Outra pasta que pode ser revista, é a de Comunicação, muito criticada pelos atuais caciques da administração, professor Marco Antonio Santos, Sallun Kallil e Moacir Guirão, que culpam diretamente o secretário pela péssima imagem passada nos primeiros meses da administração Pinheiro, posto que deve ser revisto pelo prefeito. Os fatos não contornados pelo secretário Fernando Scarmelotti, foram justamente os ocorridos durante as manifestações com fortes cobranças de grupos de manifestantes, que cobraram uma postura digna de governante do prefeito Paulo Pinheiro, no tocante as dívidas municipais que se tornaram nas falas do prefeito como restos a pagar da administração anterior, casos de nepotismo praticados por seus secretários e indicações feitas por seus filhos, foram a gota d’água que faltava para desencadear um início de crise na administração municipal.
Antes que isso ocorresse com maior intensidade, Paulo Pinheiro quer mudanças radicais administrativas como eliminação de secretarias e redução de 30% dos comissionados admitidos desde o início do ano, mais a demissão de funcionários citados em casos de nepotismo.
O que não pode ocorrer, mas também está previsto pela administração é a demissão de todos os funcionários públicos com mais de 70 anos de idade, já aposentados.
Outro ponto crítico que deve ser revisto pelo prefeito, é quanto a falta de médicos nas UBSs da cidade, que antes funcionavam dentro do esperado pelo munícipe, e de sete meses para cá, a qualidade na saúde, caiu sensivelmente, colocando em xeque sua administração na área.
Se antes não faltava médico e tinha dívida a prefeitura, segundo a administração, porque agora está faltando médicos e medicamentos em postos de saúde. O que era bom, caiu drasticamente, e isso a população percebeu e está cobrando a administração.
A comunicação para contornar a situação, não está funcionando e o município está sofrendo um baque na qualidade de vida.
Hoje nota-se que os postos das UBSs espalhadas pelos bairros de São Caetano, ficam sem médicos boa parte da semana e seus funcionários não tem o que fazer, especialistas em alguns postos inexistem, como é o caso do bairro Barcelona a UBS da rua Flórida, onde só tem clínico geral e ainda duas vezes por semana, no resto do período semanal os funcionários nada fazem.
O que foi comemorado pela atual administração e não condiz com a realidade, mas, deveria porque sua população merece e fez por merecer, é o prêmio de Tri Campeão no Índice de Desenvolvimento Humano, mas alguns secretários, os mesmos comemoram, não citam que os dados referem-se às administrações anteriores, e caso não sejam revistos alguns pontos chaves da administração, a cidade não conseguirá mais este índice.
Se tomar algumas medidas consideradas impopulares, Paulo Pinheiro, poderá começar a salvar a cidade e a administração, caso continue a mercê de alguns secretários que não enxergam além de seus umbigos e teimam em se auto-favorecerem e a seus amigos diretos, está fadado ao desastre administrativo, tal qual ocorreu na cidade há trinta anos atrás.
Torcemos que ele consiga para o bem da população sancaetanense.
Samuel Oliveira