Voltada à literatura infantojuvenil, a Feira é a única do gênero no Estado. A estimativa é de 10 mil visitantes por dia
Durante entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (25) sobre a 2ª Feira Literária de São Bernardo (FELISB), que acontece de 27 de setembro a 13 de outubro no Pavilhão Vera Cruz, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, falou sobre a importância do poder público incentivar a leitura como forma de melhorar o desempenho dos alunos não apenas em Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas.“A Feira será mais um ferramenta para que nossas crianças tomem gosto pela leitura. Também vai proporcionar aos alunos mais conhecimento já que eles vão melhorar seus níveis de interpretação em qualquer disciplina”, ressaltou Marinho.
Única do gênero no Estado, uma vez que é destinada exclusivamente à literatura infantojuvenil, a FELISB é pioneira na Região do ABC. Ela é resultado da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Durante 17 dias, o livro e a leitura literária estarão no centro das atenções. O evento vai possibilitar que o público tenha contato com 136 grandes autores: 90 escritores e 46 ilustradores. Para a concretização do evento, a Prefeitura está investindo R$ 1,5 milhão na aquisição de livros.
Entre os vários autores confirmados estão Maria Beatriz de Almeida Serra, Daniel Munduruku, Ninfa Parreiras, Luciana Sandroni, Ciça Fittipaldi, Odilon Moraes, Rogério Andrade Barbosa, Mary e Eliardo França, Ivan Zigg e André Neves.
A estimativa é que a feira receba cerca de 10 mil visitantes por dia. O ingresso será de R$ 2,00, com a garantia de meia-entrada para crianças até 12 anos, professores da rede estadual e maiores de 65 anos. Para alunos e professores da rede municipal de São Bernardo a entrada é gratuita. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que, por dia, aproximadamente oito mil estudantes da rede municipal visitem os stands da FELISB.
Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria de Educação reservou os dias 3 e 10 de outubro, quando rodas literárias e outras atividades terão como foco esse público.
Já os alunos das creches – entre zero e três anos – receberão a visita dos escritores, autores e ilustradores nas unidades escolares. Por dia, quatro escolas municipais serão visitadas, totalizando 40 creches.
“A participação ativa de profissionais da educação como diretores, orientadores pedagógicos, técnicos e professores na FELISB possibilitará o aumento de seus repertórios literários, agregando diferentes ações em suas práticas pedagógicas”, lembra Maria Helena Negreiros, diretora da Secretaria de Educação de São Bernardo.
Editoras – Aproximadamente 60 editoras mantenedoras e associadas à FNLIJ, como a Brinque-Book, Ática, Scipione, Moderna, Salamandra, Rocco, Grupo Record, Cia das Letrinhas, entre outras, participarão da FELISB.
Por ser um evento de caráter educacional e voltado ao público infantojuvenil, não serão expostos livros didáticos, de referência, religiosos ou de autoajuda. Isso significa que o acervo apresentado obedecerá a política de seleção de obras da Secretaria Municipal de Educação, que estão de acordo com os critérios de avaliação praticados pela FNLIJ.
Serviço – A 2ª Feira Literária de São Bernardo acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 20h.