Um dos inúmeros outdoors espalhados por São Caetano, tentando enganar a população sobre os investimentos da administração Paulo Pinheiro em mobilidade urbana.

Metrô Leve: Quem está construindo em São Caetano: Estado ou Município?

Estado vai gastar 4,2 bilhões na região e prefeitura de São Caetano diz que o Estado é sua parceira no projeto.
Propaganda enganosa da administração feita com dinheiro público.

A administração de São Caetano do prefeito Paulo Pinheiro, espalhou por diversos bairros do município que eles estão construindo o primeiro Metrô fora da cidade de São Paulo com a parceria do Governo do Estado. A administração deveria rever suas propagandas e explicar a população que, quem está construindo é o Estado de São Paulo através do Governador Geraldo Alckmin e a prefeitura não entra com nenhum centavo na obra, nem com as desapropriações que serão indenizadas pelo Estado.

Metrô Leve: Quem está construindo  em São Caetano: Estado ou Município?

Um dos inúmeros outdoors espalhados por São Caetano, tentando enganar a população sobre os investimentos da administração Paulo Pinheiro em mobilidade urbana.


A mesma coisa está acontecendo com a estação ferroviária da CPTM e o túnel de acesso ao bairro Fundação que irá ser totalmente reformado e ganhará cabines novas com o mesmo perfil das estações do Metrô paulistano, e o investimento estadual na ordem de 45 milhões de reais, sem custos para o município, e por conta da prefeitura da cidade ficou só a comunicação aos comerciantes do túnel sobre o projeto estadual e a sob a responsabilidade do município para realocá-los para outros espaços da cidade.

O que se estranha é a atitude da administração em querer enganar a população sancaetanense divulgando obras as quais são de inteira competência do Estado, tanto nos custos quanto nas licitações para as suas concretizações.

Outro ponto estranho presente nos outdoors, e errôneo, é a divulgação do nome Metrô estar sendo construído na cidade e não o primeiro Metrô Leve do Brasil com custo de mais de 4 bilhões de reais e beneficiará milhares de moradores de São Caetano e bairros vizinhos de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo podendo ser viabilizado até Diadema e terá ligação direta com a Linha 18 do Metrô.

Gasto desnecessário feito pela prefeitura para divulgar em toda a cidade, obras do Estado como sendo da administração Paulo Pinheiro, e ainda com verbas publicitárias e, que, segundo a própria administração e sua secretaria de Comunicação dizendo que a cidade está endividada desde a última administração, mas mesmo assim não poupa esforços e dinheiro público em publicidade enganosa.

As obras do Metro Leve, amplamente divulgada pelo Governo do Estado seráo feitas através das PPPs – Parceria, Público – Privada, que irão gerir a construção do Monotrilho, sua operação e manutenção por 25 anos. Nenhuma dos municípios do Grande ABC que irá passar o monotrilho terão participação nos lucros desta parceria.

Quem vai investir no monotrilho e a quantas pessoas serão beneficiadas

A linha deve atender cerca de 314 mil passageiros por dia e terá 26 trens. O investimento será da ordem de R$ 4,2 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões custeados 50% pelo Governo do Estado e 50% pela iniciativa privada. Os outros R$ 406 milhões são referentes às desapropriações que serão executadas pelo Estado. Deste valor, R$ 400 milhões vêm do Governo Federal a fundo perdido, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento 2).

A expectativa do Governo do Estado é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2014 e concluídas em 2018.

Onde se encaixa o investimento do Município de São Caetano – para dizer que o Metrô é uma parceria com o Estado, visto que a administração além de não estar investindo nada, ainda quer fazer política divulgando obras que não são de sua autoria em pleno ano eleitoral?

Já passou da hora de a justiça começar a prestar mais atenção nos atos administrativos da administração pinheirista, visto que, se falam que a administração está endividada, em contrapartida ganha milhões de reais em propaganda enganosa.

Monotrilho São Paulo – ABC

A Linha 18 terá 14,9 km de extensão operacional de um total de 15,7 km, atendendo os municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Terá 13 estações: Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matiello, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves, Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Na estação Djalma Dutra, fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo. Haverá ainda integração com a Linha 2-Verde do Metrô e com a Linha 10-Turquesa da CPTM na estação Tamanduateí e com o Corredor São Mateus-Jabaquara-Morumbi da EMTU.