Parceria entre a Prefeitura e a Câmara foi primordial para trazer para a cidade o hospital em 2010 no 2º mandato de José Auricchio.
A cidade de São Caetano do Sul ganhou mais uma unidade referência em saúde no Brasil, com a inauguração do Hospital São Luiz no bairro São José, ao lado do Parkshopping São Caetano.
O projeto só foi possível graças à parceria firmada pela Rede D´Or e o poder público, por meio de legislação de incentivo fiscal elaborada pela Prefeitura de São Caetano e aprovada pelos vereadores em 2010.
O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), destacou a geração de empregos e a obra de grande porte realizada na cidade. “Do ponto de vista empresarial, é uma construção sustentável, verticalizada e limpa. São Caetano conta com um moderno equipamento de saúde que proporcionará geração de emprego e renda e injeção de recursos na economia”, projetou.
Pio Mielo (PMDB), presidente da Câmara, comemorou a instalação da unidade em São Caetano. “Trata-se de um equipamento construído com a mais alta tecnologia e que oferecerá à comunidade de São Caetano, especialmente ao segmento de saúde suplementar, atendimento de ponta. Além disso, dará em contrapartida à cidade obras de drenagem no entorno do empreendimento, que compreende o Bairro São José, urbanismo e a reforma da EMI Claudio Musumeci, já construída por meio da parceria”, ressaltou o chefe do poder Legislativo.
A Rede D´Or conta agora com esta inauguração, 35 unidades de saúde em todo o Brasil. No ABC, já administra, por exemplo, os hospitais Brasil e Assunção.
Centenas de autoridades públicas e profissionais e executivos do setor hospitalar compareceram ao evento.
Incentivos
A instalação do Hospital São Luiz em São Caetano só pode ser concretizada pela iniciativa do poder público elaborar legislação que proporcionou isenções parciais ou totais no IPTU, ITBI e de taxas municipais. A lei Nº 4.943, de 7 de outubro de 2010 é de autoria do Executivo e foi aprovada pela Câmara há quase sete anos.
Estrutura
São 37 mil metros quadrados de construção dispostos em 15 andares e 294 leitos. O prédio conta com 35 ambulatórios, 10 salas cirúrgicas, 80 leitos de UTI, 181 leitos de hospital e maternidade, além de atendimento de urgência infantil e adulto.
Hospital São Luiz assina termo de cooperação
Diretores do Hospital São Luiz estiveram no Palácio da Cerâmica na segunda-feira 12, onde assinaram termo de cooperação com a Prefeitura de São Caetano, um dia antes da inauguração da nova unidade da rede D’Or.
O termo trata de revitalização na EMEI Claudio Musumeci e de paisagismo e melhorias urbanísticas no entorno do hospital, que fica no complexo do Espaço Cerâmi-ca. “Esta ação representa o espírito de colaboração com que a Rede D’Or chega a nossa cidade”, afirma o prefeito José Auricchio.
O vice-presidente da Rede, Rodrigo Gavina, comentou esse relacionamento com a cidade. “São Caetano é especial para nós. E essas obras de cooperação são compatíveis com nosso desejo de trazer algo de bom para a comunidade. O Hospital São Luiz vai atender toda a região com esta unidade de mais de 300 leitos, com grande tecnologia e corpo médico altamente qualificado”, diz Gavina.
O projeto de instalação desta unidade em São Caetano se iniciou sete anos atrás. Auricchio lembra que, desde o início, o empreendimento tem trazido benefícios para o município. “Com o hospital veio um conjunto de benfeitorias já realizadas, como a readequação do viário local e construção de rede de captação de águas pluviais, além dessas de agora na EMEI e no paisagismo urbano”, comenta o prefeito.