Prefeito José Auricchio Júnior: “A Medicina é, na verdade, o contato direto do médico com os pacientes”

Prefeitura e USCS inauguram o Centro Ambulatorial Universitário

A Prefeitura de São Caetano do Sul em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) inauguraram, nesta semana, o Centro Ambulatorial Universitário (CAU-USCS) nas dependências do Hospital São Caetano.

“A Medicina é, na verdade, o contato direto do médico com os pacientes e este projeto vem atender a justamente isso. Este ambulatório deve ser um dos passos para termos uma Saúde melhor e ainda mais humanizada em São Caetano do Sul”, diz o prefeito José Auricchio Júnior.

O CAU-USCS atuará em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e tem como principal objetivo minimizar a demanda reprimida das 11 especialidades que serão atendidas: Infectologia, Urologia Geral, Cardiologia, Acupuntura, Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Geriatria, Homeopatia, Clínica Médica e Planejamento Familiar e Sexologia.

“Hoje, com certeza, São Caetano do Sul ganha em qualidade de atendimento e humanização com este projeto de matriciamento, com a participação efetiva de agentes de saúde, especialistas e alunos”, complementa Regina Maura Zetone, secretária de Saúde.

480 alunos

O convênio tem como pilar o projeto pioneiro de matriciamento, que são reuniões realizadas entre os profissionais da Atenção Básica, especialistas e 480 alunos de Medicina da USCS, do 5º ao 8º período. O matriciamento é uma triagem realizada junto aos pacientes, onde são identificados casos de maior complexidade e encaminhados para o CAU-USCS, com intuito de melhorar a resolutividade e contribuir para minimizar a demanda reprimida das áreas a serem atendidas.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, estiveram presentes o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, o pró-reitor de Graduação, Leandro Prearo, e o diretor do Curso de Medicina-São Caetano, João Bizario, além de secretários municipais e vereadores.

Estrutura

O Centro Universitário Ambulatorial, dentro do Hospital São Caetano, conta com seis salas ambulatoriais: pré e pós-consulta de enfermagem, recepção e duas salas de reuniões. “Até agora, tem acontecido muito mais as reuniões de matriciamento nas Unidades Básicas de Saúde”, explica Raquel Terezam, coordenadora ambulatorial do CAU-USCS.