De acordo com dados do Caged, cidade registrou saldo positivo de 2.393 contratações no período, o melhor da região
Os diversos programas que fomentam a criação de empregos e renda para a população andreense mostram frutos a cada dia. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, Santo André foi a cidade do ABC que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, entre março de 2017 e o mesmo mês deste ano. Quando se contabilizam as contratações e demissões neste período, a cidade registrou saldo positivo de 2.393 oportunidades de emprego. As principais vagas estão no setor de indústria de transformação, serviços e construção civil.
Desde o início da gestão, a retomada da geração de empregos e melhores condições às famílias é uma das prioridades da administração Paulo Serra. Os dados referentes somente a 2018 também são positivos e confirmam o bom momento do município. No primeiro trimestre deste ano, o saldo chegou a 179 empregos formais, levando em conta todos os setores da economia.
As iniciativas na atração de empregos para a cidade também renderam o prêmio de melhor programa de estágio e primeiro emprego do Brasil.
Em menos de um ano e meio, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, já lançou diversos programas. Primeiramente, o Via Rápida Empresa, que chegou para combater a burocracia e reduzir, de cerca de seis meses para apenas um dia, o tempo para se abrir um empreendimento na cidade. Pouco depois, a administração reabriu o CPTER (Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda), o banco de currículos da cidade, e lançou a Sala do Empreendedor Andreense para orientar, atender e incentivar a regularização dos novos empreendedores do município.
Já em 2018, o Banco do Povo Paulista também foi reaberto, para facilitar empréstimos aos micros e pequenos empresários, que por sua vez também geram empregos. Entre as ações voltadas ao empreendedorismo também estão o lançamento do programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e outras parcerias com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que construirá sua nova sede regional em Santo André.
Entre os estabelecimentos que já iniciaram suas atividades na cidade ou anunciaram expansão estão a redes alimentícias Madero, Ragazzo, Cocobambu, e atacadistas como Roldão e Assaí, além de MercadoCar, entre outros.