Chegou a Copa do Mundo!

Usam Programação Neurolinguística na Copa?

Como “practitioner”, observo os meios de comunicações trabalharem para prenderem a atenção do povo no maior evento esportivo do planeta, a copa do mundo!

A mídia faz de tudo pra atrair ouvintes e telespectadores para a comunicação durante a copa. E é comum usarem a Programação Neurolinguística, que motivam nosso cérebro de modos visuais, auditivos e sinestésicos para prenderem nossa atenção.

O objetivo é ter o maior número de espectadores possível que verão propagandas comercias das empresas (que pagam caro as emissoras).

Esquecem o valor da PNL no que mais atraem o público; – Os atletas competidores.

Usam técnicas apuradas para convencer o povo, quando um atleta desconhecido é convocado por interesses políticos e financeiros, foi a melhor decisão. Mesmo sabendo que esse atleta está muito a baixo de outros.

Quando aprenderem a usar PNL sobre o desempenho dos jogadores, muita coisa melhorará.

No início do século XX surgiram as primeiras discussões sobre a influência no desempenho de atletas no contexto esportivo, e desde a Grécia antiga, personagens conhecidos com Platão e Aristóteles já estudavam sobre a função perceptual e motora do movimento por meio de conceitos de corpo e alma, por esse motivo a Grécia é o berço da psicologia esportiva.

Em termos gerais, a psicologia esportiva estuda o poder da mente sobre o corpo para aprimoramento de um atleta na execução de seus movimentos, pois como é sabido e evidenciado, o segredo do sucesso de um atleta não está no comprimento de seus membros, na profundidade do pulmão ou no desenvolvimento muscular, está no controle emocional sobre o corpo.

O recurso mais poderoso que um psicólogo esportivo ou mesmo o próprio atleta pode utilizar para calibrar mente e corpo na busca por um maior rendimento esportivo chama-se Programação Neurolinguística. A PNL é um conjunto de ferramentas que usa padrões de linguagem eficazes para aprimorar o cérebro em vários aspectos, incutindo na mente novas crenças fortalecedoras e com isso melhorando a disciplina, foco, poder pessoal de assertividade.

Pelé é o atleta do século por ser diferente de todos os jogadores de futebol do mundo, e hoje copiamos, de forma inadequada, sermos iguais aos europeus. Observem que a maioria dos convocados jogam na Europa, mesmo sendo inferiores aos brasileiros.

Enquanto não diferenciar, como a Alemanha foi em 2014, jamais venceremos outra copa!

Jorge Jaime Reis, “Practitioner” em PNL
www.idecontroller.com.br – jjr@idecontroller.com.br
Ministramos cursos de Neurolinguística para empresas, hotéis, escolas, igrejas e particulares. Também ministramos cursos em grupos de até 16 alunos.