Metáfora!

A metáfora é uma ferramenta linguística muito utilizada no dia-a-dia, sendo importantíssima na comunicação humana.

Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora.

Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Muitas vezes as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

Metáfora é um termo que no latim, “meta” significa “algo” e “phora” significa “sem sentido”. Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa “mudança” e “transposição”.

Por isso cientistas da comunicação afirmam que a coleção de 66 livros, qualificada como Bíblia, é chamada de livro de metáforas que ensina o homem viver bem.

Tem uma história (entre muitas) onde um pescador e sua equipe passou a noite inteira pescando sem sucesso, ao amanhecer um homem ordenou que o pescador jogasse a rede novamente.

Metáfora? Ordem sem sentido? Loucura?

A ordem sem sentido foi obedecida e a rede trouxe 153 grandes peixes.

Ordem sem sentido para leigos, e não para um pescador judeu.

Sendo judeu, o pescador até seus 12 anos, tinha que conhecer o antigo testamento e por isso sabia que o homem que ordenou a lançar a rede novamente era nascido de uma virgem e poderia ser o Messias de quem Isaias tinha escrito.

Pedro obedeceu ao Deus da vida eterna e teve sucesso.

De acordo com Jerônimo (tradutor da Bíblia para o latim), zoólogos gregos afirmavam que no mar da galileia existem 153 tipos de peixes. Então foi pescado um peixe de cada espécie do mar.

Metáfora, coincidência ou providência?

Pra que a Bíblia relata exatamente 153 peixes?

Ministramos cursos em PNL particulares e em grupos, ligue para nós.

Visite nosso site www.idecontroller.com.br