Aprimorar a qualidade do serviço prestado pela secretaria de Saúde de São Caetano à população já é uma realidade através da integração, agilidade e modernidade do novo programa de prontuário eletrônico instalado na UBS – Unidade Básica de Saúde Dr. Ângelo Antenor Zambom, localizada no bairro Boa Vista.
Com a iniciativa de instalação do novo programa, os dados dos pacientes estarão armazenados de forma segura e confidencial, e poderão ser acessados de todas as unidades pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde. “As informações estarão integradas por meio de uma rede de informática e, seja em UBS, centros de especialidades ou hospitais, os profissionais poderão verificar o histórico dos usuários do sistema de saúde municipal”, explica o prefeito José Auricchio Júnior.
“A inovação é um ganho na economia de tempo e de recursos, além de trazer celeridade na marcação e realização de consultas, exames e na dispensação farmacêutica”, complementa.
A ferramenta foi testada na prática. “Não tem segredo. São comandos simples, acessíveis, práticos e eficientes”, avaliou Auricchio. Todos os funcionários da UBS já foram capacitados e estão aptos para operar o sistema.
Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, nas próximas semanas, as UBSs João L.P. Bonaparte, no B. Santa Paula, e Nair Spina Benedictis, no B. Oswaldo Cruz, mais o Hospital de Olhos e Centro de Oncologia. “Algumas unidades passarão por reforma e já serão contempladas com a infraestrutura necessária para receber os equipamentos”, completa. A expectativa é de que, até 2019, a rede esteja 100% implantada no município.
Saúde 4.0
A implantação integra o Programa Saúde 4.0, que conta, ainda, com o Portal Saúde 24 Horas, o Guia de Medicamentos e, o recém-inaugurado Centro de Distribuição e Logística Dr. Nicolao Constantino, no Bairro Prosperidade.
Integração
No Prontuário Eletrônico serão relatados procedimentos como consultas, exames, internações e medicamentos consumidos pelo paciente, permitindo, inclusive, o rastreamento dos remédios dispensados. Será possível, ainda, ter acesso aos resultados de exames laboratoriais e de imagem realizados na rede municipal.
Como principais vantagens, estão a rapidez na recuperação de dados, agilizando diagnósticos e a tomada de decisão; segurança de informação; confidencialidade, uma vez que apenas usuários liberados podem ter acesso monitorado; e a eliminação de eventuais erros de transcrição ou legibilidade. Informações de datas anteriores serão, gradativamente, digitalizadas e inseridas no programa.
Morador
A Secretaria de Saúde reitera que todos os pacientes devem manter os dados pessoais atualizados para garantir a eficiência do programa. Em caso de dúvida, a orientação é procurar o setor do CidCard, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), para realizar eventuais correções e alterações.