Medida espera reduzir em até 50% o tempo gasto pelo motorista nestes pontos, considerando situações de trânsito normal, sem acidentes ou veículos quebrados
A Prefeitura de Santo André incluiu novos cruzamentos da cidade na Operação Fluidez, que realiza o reordenamento do tráfego por meio de cones e com a atuação dos agentes de trânsito do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) nos horários de pico da manhã e noite.
O DET fez um mapeamento destas novas localidades e verificou a necessidade de ampliação da operação em três locais: no cruzamento da avenida Dom Pedro II com a rua Catequese, avenida dos Estados com a rua dos Alpes e avenida Itamarati com travessa Aracaré. A medida deve reduzir em até 50% o tempo gasto pelo motorista nestes pontos, considerando situações de trânsito normal, sem acidentes ou veículos quebrados.
Para melhorar o fluxo de veículos no cruzamento da avenida Dom Pedro II com a rua Catequese, o DET passou a realizar o fechamento temporário do retorno e acesso para a avenida XV de Novembro sob o viaduto Acisa, para quem segue no sentido Centro. A medida é adotada de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 9h e das 17h às 20h, e espera melhorar a fluidez no tráfego neste local, no entroncamento das duas vias.
As alternativas para este retorno serão o acesso para a rua Catequese, rua Padre Manoel da Nóbrega, retornando pela rua das Bandeiras até a avenida Dom Pedro II. Serão colocadas faixas informativas, banners e cavaletes com as indicações dos caminhos alternativos nestes horários.
O motorista que trafega pela avenida dos Estados, no cruzamento com a rua dos Alpes, vai conferir a implantação de nova sinalização na faixa de conversão à esquerda para a avenida dos Estados no sentido Centro. Segundo levantamento do DET, o problema neste local é a formação de fila dupla. O objetivo da medida é melhorar a fluidez em todo este entorno.
Pela avenida Itamarati com a travessa Aracaré haverá também nova sinalização na faixa de conversão à esquerda da via no sentido Centro pelo viaduto Adib Chammas. O DET realiza ainda em todos estes endereços a readequação do tempo semafórico com ajustes de sincronismo e no tempo de abertura destes equipamentos.
A Operação Fluidez conta com o apoio de guinchos que dão suporte em casos de chamados de urgência e com a Central de Monitoramento de Trânsito (CMT), que atua com sistema independente de semáforos sincronizados e inteligentes que trabalham em tempo real e monitoram cruzamentos na cidade. Este sistema realiza ainda a contagem de veículos e mede a velocidade do tráfego com ajustes automáticos nos tempos dos semáforos. Estas medições são feitas por câmeras e laços detectores físicos e virtuais, todos controlados nesta moderna central.
As equipes do DET são divididas em dois turnos, vespertino e noturno, onde são destacados 29 agentes em 17 viaturas e contam ainda com estrutura logística que contempla a utilização de 80 cavaletes e 70 cones de trânsito. As principais vias e corredores de trânsito da cidade são contemplados nesta operação, destacando para os eixos da avenida Ramiro Colleoni, rua Venezuela, avenida Prefeito Justino Paixão, rua Álvares de Azevedo, Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira viaduto Ângelo Gaiarsa, rua Coronel Alfredo Fláquer, rua Elisa Fláquer, rua Delfim Moreira, avenida Portugal e o eixo Perimetral.