“Vamos colocar São Caetano em um novo patamar de atendimento à população”, diz Auricchio

O prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano, concedeu entrevista exclusiva ao Imprensa ABC. O chefe do Executivo fala sobre sua atual gestão e as novidades para a cidade, que vai completar 142 anos em julho.

Confira os principais trechos:

Imprensa ABC: Sua terceira gestão como prefeito está chegando ao 30º mês. Qual balanço o sr. faz? Está satisfeito com o que já foi realizado até agora?

José Auricchio Júnior: Satisfeito completamente ainda não, até porque temos mais um ano e sete meses de governo pela frente. Muitas ações serão implantadas e várias obras serão entregues e outras iniciadas. Nossa meta é colocar a cidade em um novo patamar de atendimento à população. Um patamar de alta qualidade, conforto e modernidade. Mas é claro que, também, já conquistamos muitas vitórias que nos deixam satisfeitos.

IABC: Quais vitórias o sr. destaca?

Auricchio: A mais importante talvez seja o reequilíbrio das contas do município. Com esforço de toda a Administração, conseguimos recuperar o atraso de quatro anos – cinco se considerarmos nosso primeiro ano de gestão, como efeito dos anos anteriores. Hoje, posso garantir que temos uma cidade com capacidade para se desenvolver, se modernizar e atender ao munícipe com respeito e atenção. Para se fazer gestão pública é preciso muita responsabilidade, e nós conseguimos resgatar nosso crédito e boa imagem perante todo o mercado financeiro. São Caetano voltou a ser bem vista e, mais do que isso, com uma administração séria e responsável, os próximos prefeitos terão totais condições de promover políticas públicas de real interesse dos moradores.

IABC: Mas algumas promessas do Plano de Governo estão atrasadas, como o Atende Fácil Saúde, não estão?

Auricchio: O Atende Fácil Saúde não está atrasado. Aliás, o projeto está bem encaminhado, a engenharia financeira para viabilizá-lo está dentro do previsto, com parte do investimento proveniente de verbas do Tesouro Municipal e parte de financiamento. É importante explicar que o Plano de Governo não estabelece prazos de implantação. Portanto estamos caminhando bem para entregarmos à população os compromissos assumidos.

IABC: Como a Administração se organiza para cumprir suas ações?

Auricchio: O trabalho da Prefeitura está ocorrendo em várias frentes. As Secretarias Municipais estão se empenhando cada qual em sua área, na busca por aprimorar os serviços e otimizar os processos e obras a serem entregues à população. Criamos neste ano o Gegov, um Grupo Especial para Monitoramento de Ações Governamentais, que se reúne aos sábados ou durante a semana no período noturno. Trata-se de um esforço extra para concentrar as atenções, atualizar cronogramas, estabelecer estratégias e acompanhar todos os processos em andamento no governo municipal.

IABC: O sr. pode adiantar algumas das próximas novidades da Prefeitura?

Auricchio: Muita coisa já foi entregue: o Hospital de Emergências revitalizado, a nova UPA, a modernização do Complexo Hospitalar, duas novas escolas infantis, o novo Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim, a internet grátis em parques e praças, o resgate do Profamília (Programa de Benefícios Sociais), o cabeamento de fibra ótica em todos os prédios municipais, o que está viabilizando a implantação do Prontuário Eletrônico no sistema de Saúde, as carretas com consultórios médicos e odontológicos, entre outros. E muitas novidades estão chegando, como o Cartão São Caetano, que vai agilizar o acesso do munícipe aos serviços públicos municipais; também serão lançadas duas novas vertentes do Profamília, que é a reedição do Auxílio-Medicamentos e a criação do Crédito para MEIs. Além disso, a cidade ganhará grandes intervenções de modernização urbana, como a construção de um novo Terminal Rodoviário, no Centro, calçadas verdes, um modal cicloviário, uma nova escola na Praça Luiz Tortorello e várias obras de microdrenagem de combate a enchentes. Outra importante conquista será o Hospital São Caetano que, cedido à USCS, se tornará um hospital universitário.

IABC: As mais de 20 obras em andamento, como foram anunciadas no Programa de Revitalizações, estão dentro dos prazos?

Auricchio: Toda obra tem seus percalços. Mas a cidade está com várias obras ao mesmo tempo, principalmente em unidades de saúde e em escolas, e todas correm dentro dos prazos até o momento. A intenção é que em julho, no mês de aniversário de São Caetano, consigamos já ter algumas sendo entregues para a população. Até o fim do ano, teremos dezenas de equipamentos modernos, confortáveis e de excelência na qualidade de atendimento.

IABC: Como o sr. recebeu a informação de que São Caetano é a cidade mais segura da Região Metropolitana?

Auricchio: Feliz pelo resultado, claro. Todos os profissionais estão de parabéns pelo empenho e dedicação. Mas o trabalho em Segurança não termina em índices e pesquisas. As ações devem ser contínuas e nunca afrouxadas. Resultados como esse aparecem quando investimos em modernização de equipamentos, renovação da frota, aumento do contingente, realização de operações integradas das policias com a Guarda Civil Municipal e, principalmente, com a atuação abnegada e devotada de cada agente de segurança da cidade. Tudo feito com planejamento e estratégia, mas que não termina nunca. Deve ser sempre melhorado, atualizado e persistente.

IABC: E a questão política, já está sendo trabalhada para as eleições de 2020?

Auricchio: Sim, alguma movimentação já começa a acontecer na cidade e tende a se intensificar conforme se aproxima o ano da eleição. Mas considero cedo para falar em qualquer definição ou mesmo dizer que já esteja estabelecido qualquer cenário. Minha preocupação e meu foco estão exatamente em tudo o que conversamos até agora, que é a reta final desse meu governo.

IABC: O sr. tem acompanhado a atuação do Thiago Auricchio na Assembleia Legislativa?

Auricchio: Com certeza, sim. O Thiago tem demonstrado a mesma disposição que apresentou durante as eleições. Está muito dedicado em ser um deputado estadual ativo e que apresente resultados concretos em seu mandato. Nossa cidade, inclusive, já tem a agradecer ao Thiago pelos esforços em trazer benefícios e recursos para São Caetano.