Atendendo demanda do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu início ao processo de modernização da Linha 10-Turquesa, que atende cinco (Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) das sete cidades da região.
O governador em exercício, Rodrigo Garcia, anunciou o começo da operação de 12 trens modernos da série 7000 para a linha que beneficia os moradores da região do ABC.
As novas composições fazem parte de um pacote de melhorias para a linha 10-Turquesa anunciado pelo governador João Doria no dia 3 de julho. O Governo do Estado também prevê para os trens que cortam as cidades do ABC sistema que possibilitará menor intervalo entre as viagens, reformas das estações, ampliação do Expresso ABC e uma nova parada, em Santo André, entre as estações Capuava e Prefeito Celso Daniel-Santo André, onde antes funcionava a antiga Parada Pirelli.
“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral dos trens da Linha 10-Turquesa da CPTM, que agora contará com trens mais modernos, com mais conforto para a população que se dirige do ABC até a capital”, comentou o governador em exercício Rodrigo Garcia após realizar viagem entre as estações Tamanduateí e Brás, onde visitou o Centro de Controle Operacional (CCO).
A frota renovada oferece a facilidade no embarque e desembarque, pois cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões do trem antigo, eram apenas duas portas.
Agora, a Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos em operação, sendo seis da série 7500 que já estavam em circulação. Os trens mais antigos vão para a reserva, de modo a serem usados em eventualidades.
“Esse processo de modernização da linha da CPTM que corta o Grande ABC beneficia a população que utiliza o transporte público para fazer trajetos entre as cidades da região, e também os que vão diariamente à capital. Essas melhorias são demandas regionais antigas e que agora o Governo do Estado está nos atendendo”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.
Tecnologia
Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. O ar-condicionado dessa frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.
Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre, segundo o Governo do Estado. A conclusão das obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens, diz a CPTM. A companhia também anunciou que serão feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Os passageiros da Linha 10 também ganharão outra estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.
Frota de reserva
As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM. Os veículos foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, as composições entraram em operação em 1998 no território paulista.