O Consórcio Grande ABC vai solicitar à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a inclusão da região nos estudos que estão sendo elaborados pela estatal para a retomada de transporte de passageiros por trilhos entre a capital e a Baixada Santista.
O projeto estudado pela companhia é criar um expresso turístico que partiria da Estação da Luz, no Centro da cidade de São Paulo, indo até o terminal de embarque dos navios de cruzeiro no Porto de Santos.
Em junho, o presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra, acompanhou o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em uma viagem teste que partiu da estação Rio Grande da Serra e passou por Paranapiacaba, distrito andreense. Na ocasião, o vice-governador disse que ainda não há definições quanto ao cronograma de implementação do projeto. “Estamos analisando tecnicamente as condições das vias, embasando estudos para a implantação do Trem Intercidades São Paulo-Santos”, afirmou Rodrigo Garcia após a viagem teste.
“Vamos pedir à CPTM que leve em conta esse potencial turístico da região para que esse trem ao litoral tenha paradas no Grande ABC. Ainda não definimos quais cidades poderiam receber esse serviço, a ideia é que seja em locais que tenham perfil turístico. A decisão ficará a cargo dos técnicos da CPTM, mas nosso pedido é que a região tenha ao menos uma estação desse expresso”, disse o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.