Teatro Municipal de Mauá recebe espetáculo Donabá, com Fanta Konatê

Na quarta-feira, dia 31 de janeiro, às 20h, o Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia), recebe o espetáculo de música e dança “Donabá”, com Fanta Konatê, com entrada gratuita.

Em “Donabá”, Fanta Konatê, acompanhada da Troupe Djembedon, apresenta um repertório de composições próprias e músicas tradicionais de sua aldeia natal na Guiné Conacri e uma homenagem à grande estrela Miriam Makeba que morou na Guiné nos tempos de exílio do Apartheid. Donabá significa “A grande bailarina” em Malinkê, onde há o ritmo que homenageia as bailarinas virtuosas da cultura Mandén, herdeira do Império de Mali (Séc. XIII), um dos temas deste show.

Sobre a artista

Fanta Konatê é cantora, bailarina e compositora da Guiné Conacri, é filha do Mestre Percussionista Famoudú Konatê e sua voz tem a beleza e força das Divas Africanas. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê da região do Hamaná, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griôs.

A artista deixou sua terra natal, a República da Guiné, para viver em São Paulo, em 2002. Ela é fundadora do Instituto África Viva em SP e teve sua formação nos Balés Hamaná, Faretá, Bolontá e Soleil d´Afrique. Foi arte-educadora das ONGs “Medecins Sans Frontiers” e “Enfants Refugiées du Monde” trabalhando com adolescentes moradores de rua e refugiados de guerra na Guiné. Ela também trabalhou como coreógrafa e bailarina do Grupo Baratzil, foi professora do Teatro Escola Brincante de Antônio Nóbrega e arte-educadora das ONGs Médicos Sem Fronteiras e Enfants Refugiees du Monde. Trabalhou em projetos socioculturais no Brasil, como Fábricas de Cultura, Meninos do Morumbi, Quitutes e Batuques. Em 2011 Fanta Konatê recebeu o Prêmio Luíza Mahin da Prefeitura de São Paulo, Coordenadoria do Negro, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da cultura africana no Brasil. Em 2012 foi convidada pela Embaixada do Brasil na Guiné para fazer shows nas festas de independência para 20 mil pessoas. Em 2016 cantou na trilha de Abertura das Olimpíadas no Brasil e em março de 2018 foi lançado o disco autoral de Fanta Konatê, com suas composições. Em 2021, a artista lançou seu mais recente trabalho, o Donabá. Ela já se apresentou em outros países, Argentina, Chile, EUA, Suécia, Polônia, Guiné e Japão.