Pró-Memória lança edição 67 da Revista Raízes

Edição lançada no fim de fevereiro já está disponível para retirada na sede da instituição em São Caetano; Ala Voloshyn, colunista do Jornal Imprensa ABC, colaborou com um dos artigos da revista semestral

A revista Raízes, uma publicação da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, presidida por Charly Farid Cury, visa contar a história do município, com suas memórias a revelar seu cotidiano, seus personagens, com fotografias, entrevistas, relatos, curiosidades. Tem edição semestral e é distribuída gratuitamente àqueles que desejam acompanhar e conhecer melhor a história de São Caetano do Sul.

A revista está aberta a colaboradores externos, que desejam contar histórias de suas famílias, revelar suas pesquisas, causos, mostrar fotografias, destacando a vida da cidade através do tempo.

E na Raízes 67, Ala Voloshyn, colunista do Jornal Imprensa ABC, mantenedora das colunas Reflexões e Livros Vivos, colabora com um artigo intitulado “Uma Estrangeira em São Caetano do Sul”, onde relata sua infância e adaptação à cultura brasileira. Filha de imigrantes ucranianos, chegados ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, tem seu primeiro idioma o ucraniano, e um olhar para o mundo com a perspectiva de uma criança que vive uma cultura muito diferente da brasileira.

“Estou certa de que nossos ancestrais vivem dentro de nós e esperam que os honremos sendo seres humanos melhores a cada dia, por vontade e esforço”, afirma Ala, ressaltando o valor da ancestralidade.

Vale a pena conhecer sua história e refletir sobre os desafios de todo aquele que enfrenta diferenças culturais, num empenho de adaptação aos valores, costumes e referências distintas das suas.

A revista tem como jornalista responsável, Paula Fiorotti (Mtb 28.927), que faz a edição e revisão de todo o conteúdo. Os exemplares podem ser retirados gratuitamente na sede da Fundação Pró-Memória, na Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula, São Caetano, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.