Passeata foi o mote para o pedido de exoneração do secretário de Esportes, que já estava na corda bamba por causa de divergências com a filha do prefeito (Gica Pinheiro) e com todos os presidentes de clubes esportivos e recreativos da cidade
O secretário de Esportes de São Caetano do Sul, Éder Xavier, apresentou na última quinta-feira a carta de exoneração ao prefeito Paulo Pinheiro que acatou pedido. Sua saída já era esperada por esportistas da cidade depois de uma reunião entre os secretários Gilslaine Pinheiro, Sallun Kallil e o próprio Eder Xavier, que enfrentava problemas na administração da pasta que geraram atrasos no salário de diversos atletas do município, entre eles o ginasta olímpico Arthur Zanetti.
O ginasta e os professores ligados a secretaria afirmam não receber salários da prefeitura há quatro meses e alguns casos há mais tempo, por isso da passeata que reuniu cerca de 200 profissionais na avenida Presidente Kennedy, até o Paço Municipal.
Pouco após Éder Xavier anunciar que deixaria o cargo, o prefeito Paulo Pinheiro recebeu uma comissão de atletas, entre eles Zanetti, para tratar dos atrasos e da falta de verba.
Arthur recebe R$ 6 mil mês da prefeitura, além do atraso no ordenado dos atletas, a prefeitura de São Caetano sinalizou cortar pela metade os investimentos na ginástica, caindo o repasse para R$ 350 mil.
O descontentamento de Zanetti com a prefeitura é antigo. Mesmo detentor de várias conquistas significativas na ginástica (entre as quais o ouro em Londres e campeão mundial de 2013), Zanetti improvisava para treinar no ABC paulista.
Novo secretário
Durante a reunião com atletas, o prefeito Paulo Pinheiro, acabou por nomear o novo secretário de Esportes da cidade, o professor Walter Figueira Júnior, secretário de Tortorello entre 2000/2004.