Funcionárias do Centro de Documentação Histórica apresentem jornais, mapas e outros documentos antigos para as crianças (Antonio Reginaldo Canhoni/FPM)

Fundação Pró-Memória inicia projeto voltado ao ensino fundamental

Na última sexta-feira (25/4), a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul deu início ao projeto Encontro com a História, que tem o objetivo de aproximar a instituição e os profissionais e alunos do ensino fundamental da cidade. A visita de alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Raphael Pellegrino marcou o início das atividades do programa.

Depois de acompanharem uma apresentação sobre a história de São Caetano do Sul, ilustrada por diversas fotografias do acervo do Centro de Documentação Histórica e objetos do Museu Histórico Municipal, as 74 crianças presentes participaram de exercícios de memória e observação e produziram desenhos da cidade, com referência ao passado e ao presente. Na sequência, conheceram o Centro de Documentação Histórica e tiveram contato com fotografias, jornais e documentos antigos.

Funcionárias do Centro de Documentação Histórica apresentem jornais, mapas e outros documentos antigos para as crianças (Antonio Reginaldo Canhoni/FPM)


A professora Flavia Basoti Vassoler aprovou o projeto: “A visita foi muito enriquecedora, pois pudemos estabelecer uma relação mais próxima com o que os alunos aprenderam, na sala de aula, sobre a história da cidade. Hoje tivemos um contato mais concreto por meio de todas as fotografias e objetos apresentados”.

Encontro com a História – A presença da matéria de história da cidade na grade escolar do 3° ano do Ensino Fundamental criou um desafio para as escolas e seus professores, devido à carência de materiais didáticos e de referência sobre o tema. Muitos professores desconhecem a história regional e não sabem onde podem encontrar essas informações. Da mesma forma, hoje muitas famílias residem há pouco tempo em São Caetano do Sul, não possuindo essas referências em sua história familiar.

Assim sendo, a Fundação Pró-Memória criou este projeto a fim de, principalmente, enriquecer os conteúdos disponíveis para alunos e professores, dar suporte aos docentes para o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora de sala de aula e ampliar o atendimento da instituição ao público escolar. Para isso, serão utilizados materiais dos acervos de Centro de Documentação Histórica e do Museu Histórico Municipal, como livros, jornais, mapas, documentos, objetos e fotografias. O projeto contempla ações como palestras e reuniões com professores, visitas a escolas, desenvolvimento de material didático e visitas monitoradas dos alunos nos espaços da Fundação Pró-Memória.