Já reparou como tem gente que nunca fica doente? Você também pode entrar para esse clubinho. Veja como deixar sua imunidade Power!
Tenha amigos e bicho de estimação: Estar com pessoas queridas por perto, pode reduzir o estresse e a ansiedade. Vários trabalhos mostram que ter apoio social faz bem ao coração e ao sistema imunológico. Os amigos também são bons porque sempre temos com quem falar quando precisamos desabafar. Os pets fazem bem igualmente. Um estudo australiano revelou que quem tem bicho de estimação se estressa menos, tem redução da pressão sanguínea e do colesterol. Ainda lida melhor com as diferenças, tem ótima autoestima, se sente menos sozinho e se diverte. Dica: estreite seus laços de amizade com encontros pessoais e não apenas via internet. E tenha um bicho de estimação. Eles são uma delicia de conviver.
Os probióticos de cada dia: Eles estão presentes nos leites fermentados, iogurte, coalhada, frozen, queijo branco e cottage. “Essas ‘bactérias amigas’, ajudam no bom funcionamento intestinal, combatem as que estão ‘doentes’ e mantêm o sistema imunológico eficiente. Dica: devem ser consumidos todos os dias, ao natural. Coloque em molhos de saladas, frutas, vitaminas e sucos. Só não vale cozinhar porque as bactérias probióticas morrem.
Sem neuras com a limpeza: Comer verduras após uma rápida lavagem, não ligar se algo cair no chão e lavar as mãos apenas quatro vezes ao dia. Sente que se expõe a “doses” de todos os micro-organismos que podem causar doenças. A limpeza tem que existir, mas sem exageros. A imunidade é desenvolvida pelo contato natural com micro-organismos da natureza. Dica: para pisos e paredes use água com sabão (desinfetante apenas para o banheiro).
Vegetais: Bem-vindos! As verduras e os legumes oferecem antioxidantes, fitoquímicos, vitaminas, minerais, flavonoides e fibras. Por isso, são essenciais; elas colaboram para o bom funcionamento do organismo, protegem as células, melhoram o metabolismo, previnem o câncer e ajudam no tratamento de diabete, colesterol e hipertensão. Dica: indica-se oito porções variadas de frutas, legumes e verduras por dia. Segundo o estudo de Oxford essa quantidade é o suficiente para diminuir em 22% a chance de morrer de uma doença cardíaca.
Boas vibrações: Os pensamentos e as emoções podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente na nossa saúde. A quantidade de pessoas que se sentem curadas apenas por acreditarem nisso cresce diariamente. Pesquisas têm provado que quando estamos bem emocionalmente, ficamos mais resistentes. Dica: procure olhar o lado positivo das coisas, seja otimista e autoconfiante. Você só tem a ganhar!
No pique total: Correr e fazer musculação são essenciais. Além disso, utiliza a gordura como combustível, portanto ajuda a emagrecer. Correr também baixa o colesterol, triglicérides e melhora a queima de glicose, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Já a musculação fortalece e aumenta a massa muscular, sendo importante na prevenção da osteoporose; ainda beneficia quem tem lombalgia, problemas articulares e desvios posturais. Dica: pratique atividade física, pelo menos três vezes por semana. Quem faz exercício regularmente vive mais do que quem não faz.
“A prevenção é o segredo da saúde”