A PNL (Programação Neurolinguística) é o estudo dos comportamentos bem-sucedidos.
Ficou popularmente conhecida como o “manual do seu cérebro”, pois cada pessoa pode utilizar-se da técnica para identificar comportamentos indesejados, com o auxílio de exercícios específicos ajustar e então passar a agir com comportamentos bem-sucedidos.
Pode-se, utilizando a PNL, aprender melhor como fazer inúmeras tarefas do dia a dia, obtendo excelência em várias áreas da vida.
Cada pessoa pode aprender desde como alimentar-se saudavelmente, exercitar-se, ter mais foco, ser mais feliz, mais organizado, mais tolerante, comunicar-se melhor, até a tornar-se um melhor profissional, como por exemplo um excelente vendedor, ou um atleta campeão, um líder com capacidades fantásticas, entre outros benefícios.
A PNL é amplamente utilizada na área de desenvolvimento humano, por isso áreas como a educação, a medicina ou grandes corporações utilizam-se dessa fantástica ferramenta para terem sucessos em seus objetivos.
A criação da PNL se deu em meados dos anos 70 por Richard Bandler e John Grinder, dois jovens que, à partir do estudo de três grandes terapeutas de sucesso daquela época, puderam identificar comportamentos, estratégias de pensamento e a maneira como aqueles terapeutas comunicavam-se com as outras pessoas, surgindo assim algumas técnicas e ferramentas para que as outras pessoas pudessem reproduzir e ter resultados de sucesso.
A partir de hoje, publicaremos nessa coluna “O Poder da Neurolinguística” em mostrar as ferramentas que temos para nos ajudar a melhorar nosso comportamento social, pessoal, profissional e em todos momentos de nossa vida.
Jorge Jaime Reis