Em recente pesquisa de opinião espontânea divulgada pelo Datafolha no último domingo, seis meses antes da disputa eleitoral, quando foram ouvidos 1.954 eleitores em 68 municípios paulistas e foi registrada no TSE com o número 04707/2018 (pesquisa realizada entre os dias 11 e 13/04), em vários cenários, o ex-prefeito João Doria aparece como principal candidato a assumir o Governo do Estado no lugar do atual governador Márcio França, que assumiu o Estado no último dia 7 de abril.
A liderança da corrida eleitoral, segundo o levantamento dos cenários pesquisados apresentaram os seguintes resultados:
João Doria (PSDB), ex-prefeito de São Paulo, aparece em primeiro lugar com 29% das intenções de votos, enquanto que o segundo colocado, o presidente da FIESP – Federação Das Industrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf (PMDB), vem em seguida com 20% das intenções, o atual governador do Estado, Márcio França (PSB) aparece com 8% empatado tecnicamente com Luiz Marinho do PT, enquanto que 26% declararam votos nulos ou brancos.
De acordo com a pesquisa, João Doria leva vantagem em cenário em que Paulo Skaf não é apresentado e os votos nulos e brancos sobem para 32%, mas segue em primeiro lugar com 36% das preferências, e o atual governador Marcio França aparece em segundo com 10% sempre seguido por Luiz Marinho, 9%.
Enquanto os principais candidatos disparam, os de partidos nanicos, Rógerio Chequer (Partido Novo), Lisete Arelaro (PSOL) e Alexandre Zeitune (Rede) apresentam entre 1 e 3% das intenções de votos.
Na mesma pesquisa, a mostra apresentou que a maioria dos eleitores não sabem em quem votar (62%) e os votos nulos e brancos alcançam 21% de todos os pesquisados.