Santo André abre licitação para subconcessão do Terminal da V. Luzita

Melhorias estão previstas em edital publicado pela Prefeitura; empresa vencedora fará investimentos que proporcionarão maior conforto aos passageiros

A SATrans, autarquia municipal que gerencia o transporte coletivo em Santo André, disponibilizou nesta segunda-feira (11) o edital para a subconcessão do sistema que atenderá a região da Vila Luzita. Constam no documento diversas exigências de investimentos que a empresa vencedora deverá promover, dentre elas a requalificação do terminal, com recuperação das calçadas e adequações de acessibilidade, além de reforma e construção de novas paradas no corredor da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

O edital prevê a completa modernização de três estações (Estádio, Miguel Couto e Dom Pedro I) e a construção das novas paradas Xavantes e Guarará, esta última em substituição à estação Rua do Amaro, que será demolida. A vencedora da concorrência terá ainda que recuperar o pavimento do corredor e realizar a fresagem e recapeamento das faixas da avenida destinadas aos carros e bicicletas. Além disso, a empresa vai adquirir, implantar e realizar manutenção de 40 abrigos em pontos de parada.

No edital também está previsto que todos os ônibus serão equipados com wi-fi, câmeras digitais de monitoramento, porta USB para carregamento de celular nos assentos e tecnologia de GPS, dotados de sistema de informação digital para acompanhamento das linhas disponíveis com horário previsto de chegada.

O prefeito Paulo Serra reforça que a população ganhará um serviço com muito mais qualidade. “Fizemos um trabalho complexo e detalhado para que tudo pudesse ser encaixado neste edital dentro de uma viabilidade econômica para a cidade. Damos mais um importante passo para a melhoria que queremos implementar no sistema de transporte público em Santo André, proporcionando um serviço eficiente e que atenda os usuários com dignidade, respeito e conforto”, afirmou.

A concorrência pública exigirá que as melhorias e reforma do terminal sejam realizadas em 12 meses após a assinatura do contrato e as demais melhorias, como reforma das paradas, colocação de novos pontos de ônibus e o recapeamento da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em um prazo de 18 meses. Ao longo da vigência do contrato, a idade média de toda a frota não poderá ultrapassar cinco anos de fabricação. A abertura dos envelopes com as propostas acontecerá no dia 26 de julho, às 10h, no Paço.

Desde outubro de 2016, quando a Expresso Guarará paralisou suas atividades e entrou em processo de falência, o coletor tronco do Terminal Vila Luzita passou a ser operado por meio de um contrato emergencial, firmado à época com a empresa Transportadora Turística Suzano Ltda. (Suzantur). Quando este contrato venceu, ele não foi renovado pela atual gestão, pois a prefeitura já realizava o projeto básico para o lançamento do novo edital. A empresa continuou a operar na cidade por meio de uma permissão a título precário, até que este processo seja finalizado.