A Caixa Econômica Federal elevou a nota da Prefeitura de São Caetano do Sul em sua classificação de credibilidade financeira: de D a nota passa a BBB, a um degrau apenas da classificação máxima (A). Também chamada de “rating” ou classificação de risco, essa nota indica ao mercado financeiro uma ótima situação fiscal e baixo risco para os investimentos realizados na cidade.
O prefeito José Auricchio Júnior lembra que esse resultado é fruto de um ano de muito sacrifício. “Em 2017 precisamos implantar um choque de gestão, que nunca é fácil. Mas o resultado está aí. Foram dois anos que pagamos a conta e agora temos tudo para crescer”, afirma o prefeito.
Segundo o secretário da Fazenda do município, Jefferson Cirne da Costa, a ótima classificação é resultado do esforço conjunto de todas as secretarias para a redução no volume de despesas e o aumento da eficiência da arrecadação. “Essa nota nos permite buscar recursos no mercado financeiro sem a necessidade de aval da União, o que pode agilizar em muito o tempo de tramitação dos processos de financiamento”, complementa o secretário.
Para fazer sua avaliação, a Caixa compara a dívida do município e o custeio da máquina com a arrecadação e avalia as obrigações financeiras em relação ao saldo em caixa. “Também foi considerada a capacidade de geração de poupança da ordem de 17% – recursos que podemos utilizar para honrar nossos compromissos financeiros”, diz o secretário.
Credibilidade em alta em duas instituições
Duas importantes instituições financeiras do país também fizeram boas avaliações da capacidade de crédito da Prefeitura de São Caetano: o Banco do Brasil fez uma revisão do grau de risco do município e elevou a nota de C (dada em 2016) para A, no ano de 2017. E o Tesouro Nacional também atribui o conceito B.