A pesquisa Ibope divulgada na última segunda-feira, dia 10, marca a virada da campanha de Paulo Skaf – ex-presidente da Federação das Industrias do Estado de São Paulo, para o governo do Estado de São Paulo, quando também marcou o início da campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Paulo Skaf do MDB, que já está colocado no candidato João Doria – ex-prefeito da cidade de São Paulo, do PSDB, agora aparece na frente nesta pesquisa, que o coloca com 22% contra 21% do ex-prefeito.
Ao que tudo indica a campanha de Doria começou a patinar, visto que suas ideias partidárias não estão sendo divulgadas com maior clareza por seus correligionários, e terá segundo a coordenação rever algumas posições estratégicas, como avisando ao eleitorado que ele é um político e não só um empresário, mas, a rejeição é grande na própria cidade de São Paulo, onde foi prefeito e abandonou o cargo depois de 18 meses.
Na mesma linha desde o início, Skaf está ganhando a confiança do eleitorado e pode estar garantindo uma vaga no segundo turno, para disputar com o mesmo Doria se continuar em segundo colocado e sua candidatura não deslanchar como era prevista para sua equipe.
Outros candidatos ao Governo do Estado, segundo a mesma pesquisa Ibope, que foi contratada e registrada no TRE-SP pelo Jornal O Estado de São Paulo e Rede Globo, sob o número 09401/2018, ouviu no período de 07 e 09 de setembro, 1512 pessoas no Estado de São Paulo.
O governador Márcio França do PSB, aparece em terceiro lugar e foi mencionado por 8% do eleitorado paulista, em seguida vem Luiz Marinho do PT, com 5%; Major Costa e Silva (DC) com 2%; Professora Lisete (PSOL), Marcelo Candido (PDT), Prof. Claudio Fernando (PMN), Rodrigo Tavares (PRTB), Toninho Ferreira (PSTU) e Rogerio Chequer (Novo) com 1% cada um; Edson Dorta (PCO) com 0%. Votos brancos e nulos somam 24%. Outros 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
No quesito rejeição, a pesquisa Ibope apresentou os seguintes resultados: na última pesquisa, os números foram: João Doria, 35%; Paulo Skaf, 23%; Marinho, 14%; França, 11%; Ferreira, 11%; Costa e Silva, 10%; Candido, 9%; Tavares, 9%; Dorta, 8%; Chequer, 8%; Lisete, 8%; Claudio Fernando, 7%; Poderia votar em todos,4% Não sabe, 25%.