O Governador João Doria anunciou nesta semana, um pacote de projetos para melhorar o transporte público do Grande ABC. Entre as ações previstas, estão a implementação de uma linha de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês, ou Transporte Rápido por Ônibus, em português) entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo; a modernização da linha 10-turqueza da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com a abertura de uma nova estação; e autorização para construção de uma linha de Metrô que vai ligar a região do Rudge Ramos, em São Bernardo, com o bairro da Lapa, na zona oeste da capital.
O anúncio foi feito ao lado do presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, do vice-governador, Rodrigo Garcia, dos secretários estaduais dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, da Fazenda, Henrique Meirelles, e os prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando, e de São Caetano, José Auricchio Júnior.
Doria informou que o detalhamento dos projetos será anunciado em agosto, na assembleia mensal do Consórcio ABC. “A gente sai bastante satisfeito com esse pacote que foi anunciado, projetado dentro da capacidade que o Governo do Estado tem de investimento e implementação de novos modais para a mobilidade urbana. A gente ganha, efetivamente, transporte de alta capacidade”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.
O BRT anunciado será implementado no lugar da linha 18-Bronze do Metrô, que anteriormente estava projetado para receber sistema de monotrilho. O trajeto sairá do Paço Municipal de São Bernardo e levará os passageiros até a estação Tamanduateí, na linha 2-Verde do Metrô.
Segundo o Governo Estadual, o BRT pode ser implantado em 18 meses, a partir do início de sua construção, e tem capacidade para transportar até 340 mil passageiros por dia. Será um sistema inteligente de transportes, com Centro de Controle Operacional (CCO) e diversas modalidades de serviços.
Além das linhas tradicionais, com paradas, estão previstos no BRT serviços semiexpressos e expressos. Os veículos devem ter plataforma no nível da entrada dos ônibus, facilitando a acessibilidade e o embarque de pessoas com deficiência. O sistema ainda prevê cobrança de tarifa nos locais de embarque; monitoramento por câmeras em estações e terminais, sistema com informação em tempo real pela internet e painéis nas paradas que mostrarão tempo de espera.
A linha 18-Bronze do Metrô era uma Parceria Público-Privada (PPP) assinada em 2014 para construção e operação de um monotrilho de São Bernardo à capital, passando por Santo André e São Caetano. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações.
Desde que o governador anunciou a possível mudança de modal, o tema foi pauta constante no Consórcio ABC. Neste período de 90 dias, a entidade regional recebeu especialistas, tanto em BRT quanto em monotrilho, e uma comissão regional de vereadores para esclarecimentos sobre o assunto. O projeto também foi debatido no lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Grande ABC (formada por deputados estaduais com base eleitoral na região), realizado na sede do Consórcio ABC, em Santo André.
O Grande ABC também será beneficiado com os investimentos na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) da CPTM. O Governo Estadual anunciou a modernização do ramal, que será adequado ao padrão de qualidade de um Metrô de superfície.
A partir da próxima quarta-feira (10), haverá troca da frota para trens mais modernos. A sinalização será modernizada e os passageiros também ganharão uma nova estação de trem, a Pirelli.
A CPTM assinou, no início deste ano, convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos para a implantação dessa nova estação entre Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, na Linha 10-Turquesa. “Essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”, disse o vice-governador, Rodrigo Garcia.
Metrô
O governador João Doria ainda autorizou a contratação dos projetos para a Linha 20-Rosa do Metrô. Ela interligará o bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, à Lapa, na zona oeste da capital, com integração na linha 1-Azul do Metrô.
São Bernardo comemora
Junto com a implantação do BRT, o governador Doria também anunciou a construção da Linha-20 do metrô, que sairá do Rudge Ramos em direção à Lapa, Capital, além da reforma de toda a linha 10-Turquesa, que passará a ter “padrão de metrô de superfície”, notícia comemorada pelo prefeito Orlando Morando.