Os 160 mil moradores de São Caetano do Sul estão ganhando mais opções para acessar os serviços públicos de Saúde. Criado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o Programa Saúde Hora Extra amplia os dias e horários de funcionamento das UBSs, que passam a atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e também aos sábados, das 8h às 12h.
Dentro da estratégia do programa, os atendimentos de segunda a sexta, após as 17h, e aos sábados, são realizados por livre demanda, sem a necessidade de agendamento, nas especialidades Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia.
“Com o Saúde Hora Extra, o pai e a mãe de família, o trabalhador e a trabalhadora, que têm uma agenda cheia durante a semana, ganham a opção de passar com o médico à noite e aos sábados. Estamos facilitando o acesso dos pacientes aos serviços públicos. Este é nosso compromisso”, ressaltou Auricchio sábado (20/7), durante a reinauguração da UBS Ivanhoé Esposito, no Bairro Barcelona, a primeira contemplada pelo programa.
Pelo planejamento da Secretaria de Saúde, ao menos seis unidades atenderão nos moldes do Saúde Hora Extra até o fim do ano. Além da UBS Ivanhoé Esposito, a UBS Nair Spina Benedicts (Bairro Oswaldo Cruz), UBS Caterina Dall’Anese (Bairro Olímpico), UBS Amélia Richard Locatelli (Bairro Santa Maria), Centro de Especialidades Médicas (Bairro da Fundação) e o Centro Policlínico Gentil Rstom (Bairro Nova Gerty) – as três últimas estão sendo revitalizadas pela Prefeitura.
Centro Odontológico será em parceria com a USCS
Em entrevista ao Imprensa, Auricchio também anunciou novidade na parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). A instituição de ensino superior vai gerir, junto com a Prefeitura, o novo Centro Odontológico, que está sendo construído no prédio do Centro de Especialidades Médicas, no Bairro da Fundação.
Em maio, após decisão judicial, o prefeito já havia anunciado que o Hospital São Caetano será Universitário, com alunos do curso de Medicina da USCS atuando no apoio ao pronto atendimento, clínicas, exames e outros serviços que estão sendo definidos no Plano Diretor Estratégico, assim como prazos e investimentos.
Auricchio destacou ainda que a atuação de excelência da USCS em ensino e pesquisa “resultará em um grande ganho para a sociedade”. A proposta é que o Hospital Universitário atenda pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e também de convênios básicos.
Sarampo – A Campanha de Vacinação Contra o Sarampo segue até 16 de agosto, em todas as UBSs, na Estação São Caetano da CPTM, no Parque Espaço Cerâmica Tom Jobim e na carreta Saúde em Movimento (ver programação no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br). O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos. Para se vacinar, basta comparecer a um dos postos com documento com foto e, se possível, com a carteira de vacinação.