Secretaria de Obras promove na USCS consulta pública sobre implantação de modal cicloviário

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), realizará consulta pública no auditório do Campus Conceição da USCS, na próxima quinta-feira (19/9), às 19h30. O ato busca tornar o processo de implantação do modal cicloviário e das novas calçadas da Avenida Goiás mais participativo e transparente.

A consulta pública tem como principal objetivo discutir a implantação de modal cicloviário, com extensão prevista de 12 km, e de calçadas verdes e acessíveis em trecho de 2,89 km da Avenida Goiás. Os projetos têm a pretensão de promover os modos ativos (não-motorizados) de mobilidade, interligando cinco bairros. No caso do modal cicloviário, conectando a bicicleta com as principais vias e equipamentos públicos e privados do município, bem como com os modais rodoviário e ferroviário de transporte público.

“O principal objetivo das intervenções é incrementar a atratividade da bicicleta e da caminhada como meios de deslocamento mais saudáveis e ambientalmente justos, contribuindo para a construção de um espaço urbano mais aprazível e humanizado”, explicou a secretária de Obras e Habitação Maria de Lourdes da Silva.

“Uma cidade que necessita melhorar tanto a sua qualidade em espaços urbanos como também as suas redes de mobilidade não pode prescindir de projetos de ciclovias e passeios públicos. Esta consulta pública nos apresentará propostas para esses temas e considero fundamental a participação de todas e todos nesse momento de discussão. Este é um dos caminhos para melhorarmos as nossas cidades. Como melhorias, teremos áreas de permanência e conforto na cidade, como também colocar definitivamente a agenda cicloviária no debate”, explicou o gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, Enio Moro Junior.

Modais – A construção de estruturas físicas definitivas para o modal cicloviário deverá substituir parcialmente as ciclofaixas de lazer (operam aos domingos das 8h às 16h) por pistas de uso exclusivo para a circulação de ciclistas e fisicamente segregadas do leito carroçável.

O modal deverá contar com sinalização vertical e horizontal, incluindo placas e pintura de solo, que integre e compatibilize o uso da bicicleta como meio de transporte com o fluxo existente de veículos automotores.

“Nos 12 km de extensão previstos para o modal, a ciclovia poderá ser unidirecional ou bi-direcional, situando-se preferencialmente junto ao passeio nos bordos da via. Já o projeto de renovação do passeio público da Avenida Goiás prevê a instalação de piso drenante e a implantação de faixa permeável (jardim) nos trechos onde não se registra entrada e saída de veículos. Além disso, as novas calçadas contarão com soluções para acessibilidade, como rampas e faixas podotáteis”, finalizou Maria de Lourdes.

Ambos os projetos contam com apoio de linhas de financiamento do Governo Federal voltadas ao fomento de modos não-motorizados de mobilidade urbana. As iniciativas buscam promover a sustentabilidade urbana de São Caetano, além de aumentar a segurança de pedestres e ciclistas e promover a redução das emissões de dióxido de carbono advindas de veículos automotores individuais.